Mais de 700 agentes comunitários de saúde de Ananindeua ganham novos uniformes

19/12/2024 14h32 - Atualizada em 19/12/2024 17h17
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), entregou na manhã da última quarta-feira (18), 719 fardamentos destinados a agentes comunitários de saúde (ACSs). Trata-se de um kit composto por duas camisas do uniforme, calça, par de meias e boné para proteção ao sol.

Morador da Ilha de Igarapé Grande, Eduardo Bittencourt de Souza é agente comunitário de saúde no município desde 2023 e atende à Estratégia Saúde da  Família (ESF) Ribeirinha, que corresponde à região das ilhas de Ananindeua. “Para mim, é uma honra receber a nossa farda, porque ajuda a população a identificar que somos profissionais da Prefeitura. É de grande importância, até mesmo pela proteção ao sol”, contou o ACS, com o sentimento de gratidão. 

Eduardo também explicou o trabalho que realiza na Ilha de João Pilatos e adjacências: “Meu papel é fazer as visitas domiciliares, marcar as consultas, levar a enfermeira, levar a médica, atender pessoas acamadas, hipertensas, verificar as carteiras de vacinação das famílias. Agora, com o Doutor Daniel, para mim, tá tendo um grande apoio às ilhas. Inclusive, vamos ganhar uma nova unidade básica de saúde na região das ilhas”.

Já Meyrione Sousa Santos atua na ESF 2 de Junho, mais precisamente na UBS (Unidade Básica de Saúde) Ananindeua, fala da importância da identificação e padronização do fardamento aos ACSs: “Você precisa de identificação para entrar nas residências e é uma questão de nos sentirmos valorizados pela Prefeitura de Ananindeua. A gente tem nossas responsabilidades de fazer cadastros, fazer visitas, acompanhar as famílias, gestantes, crianças hipertensos, diabéticos, pessoas com tuberculose, hanseníase. Esse é o nosso trabalho!”.

Coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SESAU Ananindeua, Leila Duarte, explica sobre a importância do fardamento: “O uniforme é importante, porque o agente comunitário de saúde trabalha com
 as microáreas, que são as áreas delimitadas dentro do território, nos bairros. Então, esse ACS precisa ser reconhecido pela comunidade como tal. Nesse sentido, o uniforme dá a identificação para facilitar que a população o reconheça e para que ele possa desenvolver o trabalho dele de uma forma mais segura e com credibilidade para acessar os domicílios”.

A secretária municipal de saúde de Ananindeua, Dayane Lima, fala sobre o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com os ACSs: “Entregamos 919 uniformes aos ACSs e, como de costume, essa entrega ocorre e vai ocorrer todos os anos. Um pedido e um compromisso do prefeito Doutor Daniel Santos e é um pedido do Sindicato também. O fardamento é um item imprescindível no trabalho e na segurança de vocês”.

O Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, falou sobre o seu compromisso com os ACSs: “Anos atrás, quando ainda era vereador, pude participar do início da valorização profissional dos agentes comunitários de saúde. Entendo que valorização profissional também passa por valorização salarial. E iniciamos uma luta para que os ACSs tenham um décimo quarto salário e isso virou Lei, que a gente vem cumprindo prioritariamente no nosso mandato. Quero que saibam que sempre podem contar comigo e agradecer ao trabalho de cada servidor do município, por toda sua contribuição”.