Retorno da ação Castramóvel Ananindeua é realizado no Curuçambá
Ação veterinária gratuita beneficia pets da comunidade
Secom
Moradora Letícia Santos e sua pet.Foto: Leandro Santana“Adotei a Marina e sei o quão importante é trazê-la aqui para fazer a castração, pois sei que esse projeto vai trazer mais qualidade de vida pra Mariana, evitando doenças e deixando ela mais protegida”, contou a estudante e moradora do Curuçambá, Letícia dos Santos.
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), retornou a ação do Programa "Pet Amigo" que já castrou mais de 6.000 animais de estimação por toda a cidade. Trata-se do Castramóvel, que chegou no bairro do Curuçambá na segunda-feira (10) e ficará até quinta-feira (13), na Paróquia Transfiguração do Senhor.
Nos dois primeiros dias, é feita a avaliação e a coleta de sangue. De gatos na segunda-feira e de cães na terça-feira, sempre com entrega de senhas às 7h e início dos atendimentos às 8h.
Nos últimos dois dias, é feita a castração dos animais que passaram pelas etapas de cadastro e avaliação. Na quarta-feira, os gatos são castrados e, na quinta-feira, os cães.
A responsável técnica do Castramóvel Ananindeua, Doutora Thamara Cozzi.Foto: Leandro SantanaDoutora Thamara Cozzi é a responsável técnica do Castramóvel Ananindeua e explica: “A castração é muito importante, porque ela previne várias doenças. Nas fêmeas, previne tumores nas mamas, previne gravidezes indesejáveis, contribui na diminuição de animais abandonados e previne das zoonoses, que são essas doenças que podem ser veiculadas desses animais abandonados nas ruas para nós que somos seres humanos”.
Rosi Soares, coordenadora do Castramóvel.Foto: Leandro SantanaCoordenadora do Castramóvel, Rosi Soares comemora: “O Programa Pet Amigo tem reduzido bastante a reprodução de cães e gatos dentro do nosso município, o que está diretamente ligado no abandono dos animais. Por isso, é muito importante os tutores trazerem seus bichinhos aqui para castrar, porque é uma ação totalmente gratuita para a população”.