Prefeitura de Ananindeua realiza formação com foco nos atuais indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS)
Capacitação da semana foi voltada à avaliação multidimensional da pessoa idosa
Secom
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciou qualificações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS), conforme informações atualizadas pelo Ministério da Saúde.
Capacitação em IVCF-20, qualificações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS).A programação, intitulada “Capacitação em IVCF-20”, foi uma articulação entre as Coordenações de Saúde da Pessoa Idosa da SESAU Ananindeua e da SESPA (Secretaria de Estado de Saúde do Pará), sobre o “Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20)” para a avaliação multidimensional da pessoa idosa. A capacitação iniciou na última quinta-feira (22) e finalizou nesta sexta-feira (23).
Dentre os objetivos, estão a identificação de idosos frágeis, que devem ser submetidos à Avaliação Multidimensional do Idoso e elaboração do Plano de Cuidado; indicação de intervenções interdisciplinares capazes de melhorar a autonomia e independência do idoso e prevenir o declínio funcional, institucionalização e óbito; planejamento de demanda programada no SUS (Sistema Único de Saúde) e na Saúde Suplementar; e a estruturação e direcionamento da consulta geriátrica.
O aprendizado oferecido na capacitação aos enfermeiros das cinco Regiões de Saúde de Ananindeua na ESF (Estratégia Saúde da Família) foi voltado à prática dentro do sistema de Prontuário Eletrônico (PEC) da Avaliação, para aplicarem o passo a passo nos seus pacientes do ciclo de vida: pessoa idosa.
Sâmia Genú, coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa da SESAU Ananindeua, explica: “É uma ferramenta crucial de apoio e qualificação ao atendimento às pessoas idosas. A partir de um instrumento que direciona os profissionais de saúde a definir o grau de Vulnerabilidade Clínico e Funcional, obtendo 20 itens de perguntas com distribuição em oito grupos avaliativos e que leva entre cinco a dez minutos sua aplicação. Cada item é pontuado e a somatória final da pontuação classifica a pessoa idosa em uma das três categorias de risco: baixo risco, moderado risco e alto risco (repete avaliação em 3 meses)”.
Diretora de gestão e políticas de saúde da SESAU Ananindeua, Sâmia Borges destaca: “A partir dos resultados, a equipe terá visão multidimensional e qualificada do cuidado, poderá elaborar planos de cuidados individuais, mais intensivos; preventivos quanto a agravamentos e até hospitalizações de acordo com a necessidade específica de saúde de cada pessoa idosa atendida”.
Capacitação voltada à avaliação multidimensional da pessoa idosa.