Conheça a Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança
Parceria da Prefeitura de Ananindeua com a UEPA amplia o número de profissionais capacitados e contribui ao SUS
Secom
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), juntamente com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), criou uma Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu que, além de ampliar o número de profissionais qualificados para atuação na Rede de Atenção à Saúde de Ananindeua, contribui para melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A finalidade da criação dessa residência multiprofissional na área de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança é uma modalidade desenvolvida em ambiente de serviço em saúde e mediante supervisão docente (tutores) e de preceptores (instrutores de campo) com fundamentação dos princípios da promoção de saúde utilizando o SUS como rede de formação.
Sâmia Borges, diretora de gestão e políticas de saúde da Sesau Ananindeua, "a gente faz a integração em ensino".“Nossa Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança é um ganho para o município, porque a gente traz a formação para dentro do serviço. Então, a gente faz a integração em ensino e serviço e a gente qualifica esse profissional a ser o profissional que o serviço necessita e que o SUS necessita, com uma visão abrangente, acolhedora e técnica”, explica Sâmia Borges, diretora de gestão e políticas de saúde da Sesau Ananindeua.
São 10 vagas, destinadas a graduados em enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social; sendo 2 vagas para cada categoria profissional. O curso tem carga horária total: 5.760 horas, divididas entre aulas teóricas e aulas práticas. Neste primeiro semestre, as aulas práticas ocorrem na Policlínica do Distrito Industrial e na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU).
Jeanne Pavão, preceptora das luas práticas, "oportunidade única".Jeanne Leite Pavão, preceptora das aulas práticas na Policlínica do Distrito Industrial de Ananindeua, reflete: “É um privilégio ter os residentes aqui conosco. Uma oportunidade única em que eles estão aproveitando muito. Aqui, os alunos tem contato com os profissionais e com os pacientes”.
Ana Clara Assis, residente, "grande importância para o meu crescimento profissional".Psicóloga e residente no programa, Ana Clara Assis relata: “A minha experiência na Residência está sendo de grande importância para o meu crescimento profissional. Estar aqui, hoje, na sede da Sesau Ananindeua me faz conhecer vários setores e políticas da gestão que envolvem a saúde da mulher e da criança. Desde já, eu agradeço à Prefeitura de Ananindeua e sei que, depois daqui, eu vou crescer bem mais profissionalmente”.
Dayane Lima, secretária de saúde de Ananindeua, "Ananindeua ganhará mais profissionais qualificados e habilitados".A secretária de saúde de Ananindeua, Dayane Lima destaca: “O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança traz benefícios para todos os envolvidos, uma vez que Ananindeua ganhará mais profissionais qualificados e habilitados a contribuir da melhor maneira ao Sistema Único de Saúde. O Programa foi pensado para, além das aulas teóricas, oferecer aulas práticas em ambientes adequados e dentro dos parâmetros necessários, como a Policlínica do Distrito industrial, recém inaugurada e devidamente equipada”.