Ananindeua é o único município do Pará a ter um Ecoponto de descarte de pneus

04/03/2021 10h16 - Atualizada em 29/11/2021 10h22

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ananindeua tem cerca de 140 mil veículos, com descarte de aproximadamente 560 mil pneus, o que pode se tornar um problema, caso descartado ou acumulado de forma irregular, gerando sérios riscos ao meio ambiente e danos à saúde pública. Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua criou um Ecoponto de Pneus, um local adequado que recebe pneus inservíveis e dá a eles uma destinação correta.

O município passa a ser o único do estado do Pará a criar esse projeto sustentável. Hoje, diariamente, são recolhidos e armazenados cerca de 2 toneladas de pneus em um galpão coberto, com estrutura apta para receber esse tipo de material. Mas a ideia é que os pneus não fiquem muito tempo depositados ali, por isso, o município fechou parceria com uma empresa na Bahia.

"Com caçambas, fazemos a coleta dos pneus que foram descartados irregularmente nas vias e damos o destino correto. Todo o fim de semana cerca de 45 toneladas de pneus são enviadas para uma empresa nacional que trabalha com a logística reversa do material, transformando-os em fonte de energia", disse o secretário da Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) José Raimundo Cardoso Ferreira.

Embora a destinação final desses resíduos seja de responsabilidade de quem fabricou, segundo a lei nacional de resíduos sólidos (artigo 33), a realidade é que o descarte irregular de pneus na cidade é mais que um problema urbano, é crime ambiental. Os pneus, assim como resíduos de borracha, levam mais de 600 anos para se deteriorarem na natureza. Essa deterioração lenta acarreta vários problemas ambientais, como poluição e contaminação que se dá pelos líquidos e gases formados pela exposição à luz, assim afetando a comunidade.

"Esta ação, além de diminuir a poluição, também colabora com o nosso projeto Cidade Limpa, evita a exploração desmedida de recursos naturais e a proliferação de vetores de doenças que afetam a saúde da população, como Aedes Aegypti, zika e chikungunya, por exemplo. Com o ecoponto de pneus inservíveis e a logística reversa desses resíduos, a Prefeitura está colaborando e melhorando as condições ambientais", ressaltou o prefeito dr. Daniel Santos.

Além de repassar para empresas de reciclagem, a Seurb também utiliza os pneus no paisagismo de canteiros e praças públicas do município e concede de forma gratuita aos artesãos, que utilizam a criatividade para dar vida aos pneus, como é o caso do senhor Luis Eleno de Sousa que encontrou uma fonte de renda para a família.

"Há 15 anos conheci o ecoponto de pneus de Ananindeua, lá eu vi a oportunidade de ganhar dinheiro transformando os pneus inservíveis em arte. Tenho prazer no trabalho que faço, porque além de fazer artesanato, também contribuo para a sociedade retirando os pneus das ruas e dando um destino sustentável para eles", relatou o senhor Luis Leno.

Serviços:

Para contribuir com a limpeza de Ananindeua e de todos os municípios do Pará, a população pode descartar os pneus de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no ecoponto localizado na Av. Zacarias de Assunção, passagem Antônio Barbosa, n° 221, bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 98454-5576.