Prefeitura remove entulhos e desobstrui bueiros para reduzir impacto das chuvas no rio Una

16/03/2023 17h57 - Atualizada em 16/03/2023 23h44

Uma das áreas mais atingidas pelo forte temporal da última terça-feira, dia 14, a área de ocupação Vera Lúcia, situada às margens de um dos braços do rio Una e atrás do Residencial Jardim América, no bairro do Coqueiro, recebeu nesta quinta-feira (16) a força tarefa da Prefeitura de Ananindeua, envolvendo as secretarias de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), Habitação (Sehab) e de Serviços Urbanos (Seurb), que realizou ações de emergência no local.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos escalou dezessete pessoas para trabalhar no local, entre servidores do próprio órgão e trabalhadores de empresa terceirizada, além de levar equipamentos. Com uma retroescavadeira e caçambas, a Seurb removeu 12 toneladas de entulhos e lixo orgânico trazidos com o transbordo do rio Una e também despejados por moradores.

Os trabalhadores também começaram a desobstruir toda a rede de esgoto com hidrojato para que haja maior fluidez da água de próximas ocorrências pluviométricas nesse período chuvoso na região, que geralmente se estende até meados de abril. Mas o trabalho não se limitou no desentupimento de bueiros. Houve a troca de tubulação em pontos estratégicos da rede de esgoto.

A ação emergencial na área se estenderá por toda a semana, como explicou o diretor de Limpeza Pública da Seurb, Edson Carrera. “Ainda vamos continuar com a remoção de entulhos e lixo, desobstrução das ruas, mas também fazer a capinação e roçagem do mato, e limpeza do meio fio de todas as ruas”, garantiu Carrera, que comandou a equipe de trabalhadores no serviço desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira.

Luiz Otávio da Silva Araújo, motorista de Uber, mora na Ocupação Vera Lúcia, mas na região de terra firme, que também não escapou da inundação. Ele apontou até onde chegou o nível das águas, que quase encobriram o carro dele, que está por enquanto inutilizável. “Perdi dois colchões, sofá, roupa, máquina de lavar, bomba d’água, paredes racharam. Pra resolver de vez o nosso problema aqui é preciso escavar esse canal e retirar quem mora em cima dele de uma vez por todas, mas eu sei que esse é um trabalho e médio e longo prazo, mas esse serviço emergencial de hoje nos deixa muito felizes porque já ajuda e muito pra que a água não fique estancada na rede de esgoto”, disse o morador.

Mariana Oliveira, aposentada, moradora há 38 anos do Jardim América. “Esse trabalho está uma maravilha. Eles limparam os esgotos, trocaram os tubos velhos, desentupiram os bueiros e tiraram os entulhos que a enxurrada deixou no caminho. A gente precisava desse trabalho aqui”, disse Mariana.

Para Raimundo Martins, motorista, o trabalho emergencial veio na hora certa. “É porque vem mais chuva e essa limpeza dos bueiros e a retirada dessa sujeira toda das ruas é muito bem vinda”.