Garis de Ananindeua recebem homenagem da prefeitura

17/05/2023 18h44 - Atualizada em 19/05/2023 11h59

“Eu tenho muito orgulho da minha profissão de gari. Trabalho há mais de 13 anos na limpeza pública e graças ao meu salário daqui que comprei o meu terreno, estou construindo a minha casa e me sinto muito feliz”. Foi com toda essa emoção que a gari Maria Idalvina, 59 anos, e que há treze está nesse ofício, definiu o quanto a profissão de gari está mudando a sua vida e para melhor.

Ela foi uma dos cerca de 80 profissionais homenageados pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, no Dia do Gari, comemorado sempre no dia 16 de maio.

A homenagem aconteceu na sede do Departamento de Limpeza Pública da Seurb e foram ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, massagem; estética, como corte de cabelo, manicure e pedicure.

“Muito bom os nossos garis receberem esse carinho e atenção da prefeitura com esses serviços”, afirmou Edson Carrera, que foi gari durante 23 anos e hoje é o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Urbanos de Ananindeua. “Comecei quando tinha 19 anos, depois virei encarregado, uma espécie de chefe dos garis e hoje estou no departamento. Mas não perdi a humildade. A ascensão profissional não me subiu à cabeça. Sou a mesma pessoa quando comecei”, orgulha-se Edson.

Além dos serviços ofertados, os garis também se divertiram com música. “Foi a nossa homenagem a esses profissionais que tanto dão o seu suor e que nós só temos que agradecer a eles pelo trabalho essencial e fundamental que fazem para garantir mais limpeza para o nosso município”, disse Adriana Cardoso, secretária da Seurb.

Fotografia de um Gari traduz sentimentos e reflexões

Os garis desempenham um papel fundamental na sociedade e sua importância é muitas vezes subestimada. O servidor Ricardo Pereira Lopes, gari do município, traduziu na fotografia que concorreu no Concurso Galeria do Servidor- 2ª Edição, como muitas vezes eles são vistos pela sociedade.

“Tenho muito orgulho do que faço. Hoje é um dia muito importante para conscientizar as pessoas da nossa profissão e nos ajudar na luta para quebrar os estereótipos criados sobre o nosso trabalho. A batalha é longa mas não impossível. Já conquistamos alguns direitos mas a luta permanece para melhorar ainda mais. A imagem está em preto e branco mas na esperança que ela ganhe cor e a sociedade tenha 100% e respeito e admiração pelo nosso trabalho e profissão”, explica o servidor.

Com título “Da enxada ao Progresso”, a imagem de um gari em serviço, foi que levou o primeiro lugar na Categoria de fotografia. O servidor da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), Ricardo Pereira Lopes, foi o primeiro colocado com 1046 votos.

O Concurso Galeria do Servidor, promovido pela Secretaria Municipal de Administração, por meio da escola de governança pública de Ananindeua, faz parte da política de valorização do município . A iniciativa tem como finalidade estimular a produção cultural e artística desenvolvida pelos servidores públicos municipais de Ananindeua