No Dia do Meio Ambiente, crianças do CRAS aprendem sobre a importância da preservação

05/06/2023 15h49 - Atualizada em 06/06/2023 09h23
Secom

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania Assistência Social e Trabalho (Semcat) e a Secretaria de Urbanismo (Seurb), proporcionou nesta segunda-feira (05) atividade educativa às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do CRAS Santana do Aurá.

Na ocasião, as crianças escutaram sobre questões relativas ao meio ambiente para que possam assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. A ação também contou com uma oficina de construção de catavento, com a utilização de materiais recicláveis.

“O nosso objetivo foi orientar as crianças e adolescentes sobre a conservação e preservação do meio ambiente, uma vez que eles são multiplicadores de tudo que é debatido aqui no CRAS, além de incentivá-los a adotarem práticas sustentáveis diariamente”, declarou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

A secretária da Seurb, Adriana Cardoso, reforçou. “É interessante envolvermos as crianças nessas ações para que desde pequenos aprendam a valorizar e cuidar do meio ambiente, assim, estamos formando cidadãos conscientes. Na Seurb, temos buscado realizar ações de preservação da fauna e flora em Ananindeua”. E deixou um recado. “Para se ter um ambiente cada vez mais saudável e melhor para se viver, é preciso que cada um faça diariamente a sua parte”.

As crianças também aprenderam lições sobre a destinação correta do lixo por meio da oficina de reciclagem para a produção de cataventos. “Gosto muito de falar com as crianças, pois elas serão o adulto de amanhã. Hoje orientamos sobre o descarte do lixo e construímos cataventos com garrafas pets, escolhemos esse objeto por ser símbolo do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil - 12 de junho”, disse a assistente social da Seurb, Ariane Cardoso.

Édson Gabriel, de 7 anos, comentou o que aprendeu. “Gostei muito, se tivesse todo dia, eu vinha. Aprendi que não posso jogar lixo no chão, só na lixeira”.

Alexia Cauane, de 10 anos, também gostou da atividade. “O que mais gostei foi de fazer as atividades. Gosto muito de vir para o CRAS. Desde pequenininha venho para cá”.

A sustentabilidade faz parte da Administração Pública

Uma das práticas sustentáveis do  município é realizada pelo Programa "Ananin Digital". O sistema é uma ferramenta inovadora criado pela Secretaria de Administração (Semad), que possibilita a tramitação eletrônica de documentos oficiais, além da oferta de serviços públicos ao cidadão. Por meio desse sistema eletrônico, a gestão contribui para o meio ambiente, dá celeridade ao trabalho e reduz custos para o erário.

Desde sua implantação, em janeiro de 2021, a gestão  já economizou 3.335.429 folhas de papel, o equivalente a 335 árvores preservadas.

É importante ressaltar que ao reduzir o consumo de papel, contribuímos para a preservação da floresta, reduzimos o desmatamento e ainda ajudamos a proteger a biodiversidade. Já que a produção de papel requer uma quantidade considerável de água e energia, a diminuição de papel acaba contribuindo para a conservação desses recursos naturais que são super valiosos para o planeta.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e celebrada mundialmente pela primeira vez em 1974, como forma de conscientização sobre os problemas ambientais. Anualmente são promovidas atividades no dia 5 de junho com o foco na preservação do meio ambiente.