Programa "Ananindeua Mais Limpa" realiza mutirão de limpeza, conforme o calendário planejado pela SEURB

11/11/2023 14h00 - Atualizada em 11/11/2023 17h17

Realizar a limpeza urbana é importante para manter a cidade limpa e, com isso, melhorar a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), criou o Programa “Ananindeua Mais Limpa”.

O programa Ananindeua Mais Limpa tem a intenção de realizar um mutirão de limpeza, conforme o calendário planejado pela SEURB, de áreas públicas, visando um ambiente mais saudável para todos. E também tem como foco a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Antes com o nome Mutirão de limpeza nos bairros, hoje rebatizado com “Ananindeua Mais Limpa”, em nove  edições foram 702 toneladas de entulhos recolhidos nas ruas contempladas por todo o município.

O Programa envolve a coleta adequada e o descarte correto de resíduos sólidos, limpeza e desobstrução de bueiros, roçagem e entre outras ações. O programa tem como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2023 da Organizações das Nações Unidas (ONU), o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, que, entra as metas do Brasil, está a gestão e melhora da qualidade do ar e uma gestão eficiente dos resíduos sólidos.

O ODS 13 -  Ação Contra a Mudança Global do Clima, que tem a finalidade de melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.

Através da limpeza urbana é possível prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover uma cidade mais bonita e sustentável. É através dela que garantimos espaços públicos agradáveis, livres de resíduos e com uma boa aparência.

O “Ananindeua Mais Limpa” envolve a conscientização da população sobre a importância de descartar corretamente seus resíduos. Com a valorização da limpeza urbana, contribuímos para uma cidade mais saudável e sustentável para todos. Faça a sua parte, mantenha sua cidade limpa!