Dezembro Vermelho: SEMMU promove ação de conscientização sobre HIV e AIDS

09/12/2024 18h54 - Atualizada em 09/12/2024 19h02
Secom

O mês de dezembro é dedicado a campanhas de conscientização sobre a prevenção e o combate ao HIV, à AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), realizou na última sexta-feira (6), no Parque Cultural Vila Maguary, uma importante ação de sensibilização para informar e orientar a população sobre o tema.

A atividade integrou a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero e contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que ofereceu testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e outras ISTs, com resultados imediatos e orientações em casos positivos.

a secretária da SEMMU, Cléa GomesConscientização e Combate ao Preconceito

Durante o evento, a secretária da SEMMU, Cléa Gomes, destacou a necessidade de combater o preconceito em torno do HIV e da AIDS, especialmente no contexto das mulheres.

“Essa ação é voltada às mulheres para combater a feminização das ISTs, do HIV/AIDS. As mulheres ainda sofrem preconceitos e são, muitas vezes, taxadas como transmissoras dessas infecções. Precisamos reforçar que o HIV/AIDS pode afetar qualquer pessoa, independentemente de gênero. Nosso papel é sensibilizar e conscientizar a sociedade, promovendo a prevenção e enfrentando o estigma,” afirmou.

Participante da ação, Iona Santos,Importância da Testagem e da Informação

Participante da ação, Iona Santos, assistente administrativa, ressaltou a relevância das iniciativas voltadas à saúde preventiva:

“Testes rápidos como os de sífilis e HIV ajudam a desmistificar um tabu que muitas vezes não recebe a devida atenção. Quando detectadas precocemente, essas condições podem ser tratadas com mais eficácia, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes,” destacou.

Dia Mundial de Combate à AIDS

A ação reforçou a importância do 1º de dezembro, instituído pela ONU e pela OMS em 1988 como o Dia Mundial de Combate à AIDS, com o objetivo de promover a informação, combater o preconceito e incentivar a prevenção.

Com atividades como essas, a Prefeitura de Ananindeua reafirma seu compromisso com a saúde pública e com o combate ao estigma em torno das ISTs, contribuindo para uma sociedade mais informada e inclusiva.

OUTRAS NOTÍCIAS