Adolescentes de Ananindeua participam do 1º encontro de formação do NUCA

18/02/2022 16h08

Promover e estimular a participação de adolescentes e jovens de Ananindeua nas ações do Selo Unicef. Esse foi o objetivo da criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), na manhã desta sexta-feira (18) no auditório do Sine. O evento foi a primeira reunião preparatória envolvendo representantes de adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), secretarias municipais e a comunidade em geral.

A secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima, ressaltou a importância do engajamento dos adolescentes no Selo Unicef. "O prefeito Doutor Daniel sempre enfatizou que não quer apenas uma certificação na parede. Quer que de fato as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes verdadeiramente funcionem em nosso município. Por isso é muito importante todos estarem de mãos dadas. Outro ponto que merece destaque é que ninguém faz política pública voltada para crianças e adolescentes sem a participação dos protagonistas. Com a implantação do NUCA em nossas ações eles recebem lugar de fala e têm muito a acrescentar nesse processo de construção do plano de ação”, destacou a secretária.

Durante o encontro, foi apresentado e mostrado como irá funcionar o NUCA em Ananindeua e foram selecionados os participantes que irão compor o núcleo. O jovem Túlio Gomes, de 16 anos, foi um dos 30 participantes escolhidos para compor o NUCA. "Gostei demais deste espaço e espero poder contribuir com as discussões. Precisamos expor nossas ideias e também contribuir para uma sociedade mais aberta aos avanços sociais”, ressaltou

Agora a próxima etapa é a realização dos fóruns comunitários. O primeiro ocorrerá no dia 10 de março e será um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para as crianças e adolescentes. Na ocasião, ocorrerá a solenidade de posse dos 30 participantes que irão integrar o NUCA.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes da região Semiárida e Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vem contribuir para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

Em Ananindeua, o prefeito doutor Daniel assinou o termo de adesão ao Selo Unicef  - Edição 2021- 2024 no dia 3 de agosto de 2021 e desde então o município vem seguindo uma agenda com ações planejadas e efetivas e, a depender dos resultados, será certificada com o Selo. A iniciativa representa o compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes de forma integral e integrada entre os setores da administração pública, principalmente nas áreas da assistência social, educação e saúde com a comissão intersetorial Pró-Selo Unicef.