SECULT reúne representantes da área de cultura para elaboração do PAAR

O Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc foi tema de reunião promovida pela SECULT Ananindeua

23/05/2024 11h18 - Atualizada em 23/05/2024 11h50

Reunião promovida pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).O Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB - Lei Federal 14.399/2022) foi tema de reunião promovida pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), na última quarta-feira (23) no auditório da Universidade Estácio de Sá. O encontro foi aberto à sociedade civil e aos fazedores e às fazedoras de cultura do município.

Titular da Secretaria de Cultura de Ananindeua, Ediene Santos."A primeira escuta foi muito produtiva, é importantíssimo discutir não apenas o plano e a política para o setor, mas ouvir e falar sobre a cultura na perspectiva de quem atua diretamente em atividades convergentes nas mais diversas expressões. Tenho certeza que juntos podemos construir uma Ananindeua culturalmente rica”, afirmou a secretária da SECULT, Ediene Santos.

Agente cultural, Felipe Magno participando da audição.O evento reuniu mais de 100 agentes culturais, entre eles o Felipe Magno, que é do segmento da música. “Sou representante da cultura em Ananindeua, moro aqui há mais de trinta anos. E hoje eu vim participar da oitiva sobre a Lei Aldir Blanc. E claro que é um momento importante para todos os agentes culturais serem escutados, dar suas sugestões e conhecer um pouco mais desta lei que é tão importante e que vai incentivar os projetos aqui da nossa cidade de Ananindeua. A gente agradece ao prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, e a SECULT  por mais uma oitiva tão importante para a gente”.

Durante o encontro, foi discutida a criação de um plano de ação cultural inclusivo, com destaque para um festival itinerante nas ilhas. Além de outras ações que valorizem a diversidade cultural e assegurem ampla participação social.

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).Saiba mais sobre a Política Nacional Aldir Blanc

Instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, e regulamentada pelo Decreto nº 11.740, de 18 de outubro de 2023. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) tem como objetivo fortalecer o setor em todos os estados, municípios e o Distrito Federal. A PNAB é uma política com viés estruturante, de caráter não emergencial, com recursos da União, garantindo que as atividades do setor cultural tenham uma fonte estável de dinheiro público até 2027.