SECULT realiza Fórum de Eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Ananindeua

28/05/2024 10h32 - Atualizada em 28/05/2024 14h15

Fóruns setoriais para eleger a composição do Conselho Municipal de Política Cultural. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), iniciou na última segunda-feira (27) os fóruns setoriais para eleger os membros da sociedade civil organizada que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), período 2024-2025. O pleito está sendo realizado no auditório da Universidade Estácio de Sá - campus Ananindeua e encerra na quarta-feira (29).

O conselho será composto por 11 (onze) membros titulares e seus respectivos suplentes. Na votação, o cidadão deve escolher uma opção de cada segmento artístico-culturais: Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Música; Cultura Popular e Artesanato; Leitura, Literatura e Bibliotecas Comunitárias; Patrimônio Cultural – Carimbó; Patrimônio Cultural – Capoeira; Comunidades Tradicionais; Cultura Afro-Brasileira; Cultura Religiosa. A votação é acompanhada pela equipe da SECULT e pela coordenação da Comissão Mista Eleitoral do Conselho.

Leila Joelma, muito feliz por ser eleita.A bailarina Leila Joelma, que pleiteou uma vaga no segmento arte cênica, destacou a importância da eleição. “Esse é um momento muito importante e histórico, o Conselho Municipal de Cultura é um instrumento muito importante e especial de fortalecimento da organização da sociedade civil, como é o caso do nosso setor de arte cênica. Estou muito feliz por ser eleita e agora compor o Conselho, me sinto muito preparada para esse desafio. Creio que a arte tem o poder de transformação, quero defender as artes e facilitar o acesso dela para todos. Temos que democratizar a cultura e abrir o acesso para todos. Agradeço a confiança daqueles que votaram em mim e espero contribuir tanto pela minha categoria, quanto pelas demais ”, declarou.

Glauber Dias votou para o segmento "artes visuais".O cidadão Glauber Dias fez questão de participar do fórum eleitoral. “Nós, como cidadãos, também precisamos estar ativos nas questões que se referem a cultura do nosso município. Hoje vim votar para o segmento artes visuais, pois entendo que precisamos de uma maior representatividade no meio LGBT, precisamos de projetos eficientes. Hoje fiz a minha parte”.

Também fazem parte do Conselho a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA); Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU); Secretaria Municipal de Administração (SEMAD); Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGEF); Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF); Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC); Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). (incluída pela Lei nº 3323/2023).

Segundo as leis que regem a composição e sua atuação, o Conselho Municipal de Cultura visa oferecer mecanismos permanentes de cooperação das associações representativas da comunidade municipal, no planejamento, no acompanhamento e na execução da Política Municipal da Cultura, além de promover a integração programática das agências governamentais locais e a consolidação da política municipal de cultura de forma integrada em nível regional.

Titular de Secretaria de Cultura de Ananindeua, Ediene Santos.De acordo com a secretária da SECULT, Ediene Santos, o primeiro dia de eleição foi dentro do esperado. “O fórum do setorial que iniciamos hoje ocorreu dentro da maior tranquilidade, nós fizemos o processo totalmente democrático, no qual  o voto foi aberto. Nossa única pauta foi a escolha do representante titular e suplente para o Conselho de Cultura, e assim fizemos”, e continuou: “ter o conselho é de fundamental importância, caminhando junto com a Secretaria de Cultura, para que unidos consigamos criar novas e manter as políticas públicas que já existem”.