Ananindeua lança crédito para empreendedores do município

30/04/2021 16h11
Secom

 


"Todo apoio é fundamental para que possamos tocar em frente a nossa empresa. Este ano de pandemia mudou a nossa rotina mas também nos possibilitou mudanças e oportunidades", avaliou a microempresária Tetê Catanhede, que junto com a sócia Thay de Jesus, resolveram abrir uma empresa de comunicação digital em um período difícil para muitos empreendedores. 

Ananindeua tem 27.252 Microempreendedores Individuais sendo 12.481 mulheres. Thay e Tetê fazem parte destes 46% que representa a força empreendedorismo feminino. Elas ficaram contentes ao saberem que podem se candidatar ao novo programa lançado pela prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), destinado a pequenos empreendedores como: vendedores de churrasquinho, picolezeiros, batedores de açaí, artesãos, manicures e cabeleireiros devidamente formalizados como Microempreendedor Individual (MEI) até 31 de março de 2021. 


O Ananin Esperança é um microcrédito de R$ 2.000,00 (dois mil reais) que será ofertado pela Prefeitura de Ananindeua a mulheres, jovens de 18 a 30 anos e pessoas portadoras de deficiência. O pagamento terá dois meses de carência e será dividido em 10 vezes. Se as 09 parcelas foram pagas até o vencimento, a 10° será paga pela Prefeitura de Ananindeua. Os candidatos ao programa não podem ter recebido quaisquer benefício do governo estadual e não podem apresentar restrições em instituições financeiras. A taxa de juros disponibilizada é de 0,99% ao mês.

O programa será dividido em etapas. A primeira será  a inscrição através do site da Prefeitura de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br), em seguida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua (SEDEC) fará o chamamento dos classificados por mês de nascimento para assinatura do contrato e liberação de crédito. O pagamento será feito através de Ordem Bancária. Os beneficiários poderão sacar o dinheiro no caixa destinado exclusivamente para o Fundo Ananin na agência Banpará do conjunto Cidade Nova, bairro Coqueiro. 


"Espero que esse programa comece agora, mas tenha vida longa. Hoje, cerca de 60% dos empregos do município são gerados por microempreendedores individuais, como os feirantes, as manicures, os cabeleireiros. Com tudo que a gente passou, eles não têm mais seu capital de giro para comprar itens de trabalho. Vamos priorizar as mulheres porque elas representam 52% da população de Ananindeua, e 46% do total de MEIs são do sexo feminino. Além disso, muitas vezes a pessoa que vendia sua verdura ia trabalhar porque tinha uma creche, e hoje elas estão fechadas. Com o microcrédito, podemos injetar dinheiro no município e na economia, temos que pensar que as pessoas precisam ter emprego e renda para sobreviver”, pontua o prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos.


No momento da entrevista os MEI’s deverão apresentar os seguintes documentos: Certificado Microempreendedor Individual – MEI;

os três últimos comprovantes do documento de arrecadação do simples nacional – DAS; Última declaração MEI; Cmprovantes das três últimas compras, realizadas para o próprio negócio; RG; CPF; comprovante de residência e do estabelecimento.

Os MEI’s portadores de deficiência de quaisquer natureza, no ato da entrevista, deverão apresentar a carteira de deficiente e ou laudo médico comprobatório da deficiência;

Os beneficiários do programa também receberão orientação de gestão financeira. A ação será realizada pelos agentes de crédito da Sedec.