Empreendedores de Ananindeua já podem contar com a Sala do Empreendedor

07/05/2022 10h01 - Atualizada em 07/05/2022 10h18

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), inaugurou, na tarde da última sexta-feira, 06 de abril, mais um espaço que vai atender e beneficiar os empreendedores do município. É a Sala do Empreendedor, um lugar que possui todo tipo de atendimento empresarial, seja para informação, orientação ou para empréstimos, formalização e legalização de negócios.

80% da economia do município é gerada pelos microempreendedores e o prefeito, Dr. Daniel, falou sobre a importância de olhar para esse público. "Se nós não olharmos para eles, sobretudo nesse momento difícil que passamos, a pandemia, se não dermos condições a eles, nós, além de não cumprirmos o papel de ajudar a população, não conseguiremos movimentar a nossa economia", disse o chefe do poder executivo municipal.

"Em Ananindeua, nós temos uma economia muito forte vinda do varejo e desse pequeno empreendedor. Então, por quê não ter uma sala para atender esses profissionais desde o início da jornada até a abertura e gerenciamento do negócio?", disse a secretária da Sedec, Ivelane Catarini, justificando a criação do espaço.

A Sala do Empreendedor, além de contar com o CRC, Conselho Regional de Contabilidade, tem também uma importante parceria com o Sebrae. Sobre isso, o Diretor-Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, ressaltou: "O nosso objetivo é, junto com a prefeitura, criar soluções individuais e coletivas para as pessoas que venham buscar orientações neste espaço, desenvolvendo o empreendedorismo no Pará e no Brasil e, claro, Ananindeua não poderia ficar de fora" e finalizou parabenizando a gestão do Dr. Daniel por esse olhar clínico sobre como cuidar dos empreendedores.

A Casa do Açaí de Ananindeua como modelo para outras cidades:

A Casa do Açaí, que também conta com o apoio do Sebrae, foi inaugurada no final do ano passado (2021) e tem como objetivo orientar os batedores de açaí do município sobre as boas práticas de manipulação do produto, mas também ajudá-los na gestão de seus negócios e outras especificidades.

Em seu discurso, Rubens Magno, pediu autorização ao prefeito Dr. Daniel para copiar o modelo do projeto e ressaltou que não há em lugar nenhum do estado uma Casa do Açaí com o formato de Ananindeua. Para ele, "esse equipamento que Ananindeua criou foi, realmente, uma solução específica para a cadeia do açaí. As pessoas que vão abrir suas bancas de açaí, pessoas que fazem a travessia do produto e até as que fazem plantio têm, dentro da Casa do Açaí, uma solução completa para os seus negócios".

A Sala do Empreendedor, fica localizada no mesmo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Cidade Nova II, We 16, nº 212 - Próximo a UPA) e funciona de segunda a sexta-feira, sempre de 8h às 14h.