Dr. Daniel ganha prêmio Prefeito Empreendedor com o projeto municipal “Casa do Açaí”

18/05/2022 22h33 - Atualizada em 20/05/2022 11h29

Na noite desta quarta-feira, 18 de maio, foi realizado o XI Prêmio Prefeito Empreendedor, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, representou as iniciativas empreendedoras e sustentáveis que vêm realizando no município e venceu o prêmio Prefeito Empreendedor na categoria Destaque da Região Metropolitana com o projeto Casa do Açaí.

O prêmio tem o intuito de valorizar, reconhecer e disseminar as boas práticas das prefeituras no desenvolvimento de pequenos negócios dos municípios por meio de projetos. A premiação contou com oito categorias: Sala do Empreendedor, Desburocratização, Empreendorismo na Escola, Governança regional e cooperação intermunicipal, Compras governamentais, Marketing territorial e setores econômicos, Inovação e sustentabilidade e Cidade Empreendedora.

O Diretor-Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacou a importância da premiação. “O intuito é fazer com que as ideias e criações de vocês sejam exemplos para outros municípios. Com isso, o estado do Pará só cresce”, falou ele, parabenizando os prefeitos presentes na premiação.

Honrando o compromisso de uma das suas prioridades de gestão, que é melhorar a qualidade de vida da população de Ananindeua com incentivos ao empreendedorismo local e geração de emprego e renda, o prefeito Dr. Daniel era um dos finalistas em duas categorias Inovação e Sustentabilidade e Sala do Empreendedor.

Dos 85 municípios inscritos, 14 foram selecionados como Destaque e Ananindeua foi uma das finalistas. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) inscreveu dois projetos na premiação, foram eles: A Casa do Açaí e Ananindeua Empreendedora.

“Me sinto honrado em ser um dos premiados, pois nossa gestão tem pouco mais de um ano e já pudemos mostrar os resultados positivos de nossas iniciativas. E o resultado disso é que Ananindeua participa pela primeira vez desta premiação do Sebrae. Isso mostra que estamos no caminho certo. É mais uma motivação para continuarmos trabalhando, levando adiante nosso projeto que é desenvolver nosso município nos âmbitos econômicos e sociais”, disse o prefeito.

Projeto Casa do Açaí - Ganhador

Ananindeua possui mais de 2000 batedores de açaí e é o terceiro maior produtor da Região Metropolitana de Belém (RMB), de acordo com o IBGE (2022). São cerca de 675 produtores rurais distribuídos no Curuçambá, Quilombo do Abacatal e região das ilhas.

Há 10 meses, o Projeto Casa do Açaí saiu do papel e foi inaugurado em endereço físico, na avenida Zacarias de Assunção, no bairro Centro. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Vigilância Sanitária, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segundo Ivelane Catarini, secretária da Sedec, a Casa do Açaí veio para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento do município de Ananindeua. “Lá nós oferecemos orientações sobre o manuseio e manipulação do alimento, mas também ajudamos a categoria na gestão financeira de seus negócios”, disse a secretária.

O espaço oferece cursos, certificação e assessoria técnica para trabalhadores da cadeia produtiva do açaí (batedores artesanais, produtores rurais, fornecedores). A Casa do Açaí também beneficiará direta ou indiretamente seis setores econômicos: agronegócio, comércio, Educação, indústria, Serviços e turismo, já que a produção do fruto gera um montante de mais 200 mil reais.

Para comprovar toda a qualidade do produto, os comerciantes que passam pela Casa do Açaí - após a fiscalização da Vigilância - recebem certificação de qualidade para os estabelecimentos, é o selo “Açaí Bom Que Só”.

Desde a sua criação, em julho de 2021, até fevereiro deste ano, a Casa já cadastrou mais de 300 batedores, significando 16% dos batedores, 12 associações oficiais e 675 produtores rurais, ou seja, o projeto atingiu 100% do público dos produtores. A iniciativa também elaborou e entregou a Cartilha do Produtor e Batedor de açaí Artesanal e está entregando o selo aos comerciantes localizados em vários pontos da cidade.