I Summit Ananindeua: o início de uma nova era no município

25/05/2022 10h30 - Atualizada em 30/06/2022 18h46

Na noite do dia 24 de maio, aconteceu um marco histórico em Ananindeua e o motivo foi o “start” dado para a começo da nova era digital no município. Mais que apenas um evento, o Summit Ananindeua, I Encontro de Tecnologia e Inovação da cidade, reuniu grandes nomes do meio tecnológico, startups locais, além de muitos jovens interessados no assunto, capazes de colaborar com a construção de um futuro com soluções e criações inovadoras.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e reuniu mais de 700 pessoas. Os jovens presentes ficaram muito entusiasmados com a proposta de transformar o município em um Polo Criativo Digital, que será um parque tecnológico específico para a área. Uma das participantes foi a Ana Beatriz Gomes (19 anos), estudante do curso de Rede de Computadores, que considerou o encontro muito inovador, pois nunca tinha visto uma iniciativa como essa no estado.

Construir em Ananindeua uma cidade do futuro, transformando-a em um polo de tecnologia e inovação, além de fortalecer startups locais, que são empresas da área, oferecendo soluções que se adequem as necessidades da cidade, atrair talentos e parcerias foram alguns dos objetivos do Summit, de acordo com o prefeito Dr. Daniel Santos em seu discurso de abertura.

O encontro foi composto pela Arena Ananin de Robôs, onde houve a demonstração da equipe AnaninTech; o espaço Conexão Ananin, com empresas realizando conexões com o público; pitch de apresentação de três startups de Ananindeua: a SICOMBUS: Solução Inteligente em Gestão de Combustível - Marcus Neves; PUPTI:  Amazon Art and Design (mercado de luxo amazônico) - Marcos Rego e LUDUS STUDIO: Games digitais - Ítalo Freitas; e troca de experiências com Flammarion Cysneiros Jr, Kleber Dantas e Victor Castelo Branco, grandes profissionais do meio vindos de Recife, o grande centro digital do país na atualidade.

A equipe AnaninTech é de Ananindeua e tem como integrantes adolescentes que desenvolvem projetos de tecnologia. Foi criada em 2020 e já participou de 6 campeonatos regionais e nacionais, nos quais ficaram em 1° lugar na categoria de Desenvolvimento e Responsabilidade Científica na Olimpíada Brasileira de Robótica 2020/21, em 1° lugar no Torneio OFF Season SteamOS com o melhor  designer de robô e em 8° lugar geral das melhores equipes do Brasil.

"O mundo da robótica é imensamente maravilhoso, porque lá praticamos a cultura de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Com ele aprendemos na prática o que é ensinado na sala de aula. É muito gratificante ter participado do Summit, porque somos uma das equipes que vai estar representando o município e o estado no Festival Sesi de Robótica, é uma gratidão por estar indo levar o nome do município nacionalmente", comentou Manassés Viana, de 15 anos, integrante da equipe.

"Resgatar nessa molecada a sensação de pertencimento, fazer com que entendam que aqui também tem coisa boa, aqui também tem pessoas capazes de ajudar na construção futurística da cidade. Se no meu início eu tivesse esse incentivo que esses jovens estão tendo hoje, eu teria galgado degraus mais rápido", disse Ítalo Freitas, CEO da Ludus Studio, startup de Ananindeua.

Espaço físico: Polo Criativo Digital

Nos próximos anos, Ananindeua ganhará um local com salas, laboratórios e espaços de convivência, no qual todos serão livres para pensar, criar e empreender. A base física será em um prédio totalmente estruturado, onde serão realizadas mentorias, treinamentos e experiências tecnológicas e criativas por jovens pensadores e criadores.

A ideia, entretanto, é que o Polo Criativo Digital não seja apenas um prédio bonito e novo, mas um grande complexo que abranja todo o ambiente ao seu redor, envolvendo ginásio, comércios, instituições educacionais e conjuntos residenciais. O Polo será, também, um ambiente para startups, já que gestores, técnicos, universidades, entidades, empresas e estudantes serão bem vindos.

Esse é apenas o começo. Você está pronto para essa nova era em Ananindeua? Participe dos próximos eventos e nos ajude com ideias!

Texto: Jacques Menezes e Ivana Barreto (ASCOM PMA)