Agricultura Familiar alimenta Ananindeua e a economia com o Varejão Móvel

13/07/2022 00h06 - Atualizada em 13/07/2022 12h11
Secom

“O varejão é muito importante para nós, porque evita que a gente tenha a perda do produto, como tínhamos antes deste trabalho. Estamos conseguindo escoar nossa mercadoria, ter uma renda melhor para a nossa família, estamos conseguindo viver melhor agora. As vendas melhoraram. Agradecemos muito a prefeitura, a Sedec por todo esse apoio para a agricultura familiar de Ananindeua”. Diomar Souza, Agricultora.  

Aumento da renda e escoamento de todo produto, sem desperdícios, esses são alguns dos benefícios que o projeto Varejão Móvel vem proporcionando a Agricultora Diomar Souza e para mais 47 produtores do bairro do Curuçambá, onde são cultivados os produtos vendidos no Varejão. 

O projeto é pioneiro no Estado e foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) visando auxiliar os agricultores do município, além da valorização da categoria, já que 40% da cidade é constituída de área rural, tendo a agricultura como o principal trabalho dos munícipes. 

Em nove meses de funcionamento, o varejão movimentou 55 mil reais para os 48 agricultores participantes das 32 edições realizadas durante este período. As edições aconteciam somente um sábado por mês.

“Percebemos que o Varejão está se consolidando e vem beneficiando a todos do município, tanto a população que tem a seu dispor produtos de qualidade quanto os próprios produtores rurais que são do Curuçambá. E essa arrecadação financeira está mudando a vida deles e dando mais visibilidade para seus produtos. E estamos muito felizes com todo esse saldo positivo”, comentou a secretária de desenvolvimento econômico, Ivelane Catarini. 

Realizado dentro de um ônibus, adaptado para ser utilizado como feira, facilitando a logística para acessibilidade em diversos pontos do município, o Varejão Móvel já estacionou em 13 bairros, levando produtos de qualidade com preços mais acessíveis para a população. 

A dona Diomar é filha de agricultores, presidente da Associação de Mulheres da Agricultura Familiar e está no ramo há 31 anos junto com seu esposo, Antônio Waldir. Ela também é conhecida como Cibita da agricultura. 

“Além do espaço para a venda de nossos produtos, temos cursos de capacitação para aprendermos mais sobre a agricultura, tudo para melhorar nossa vida como produtor. Estamos tendo muito sucesso com essa parceria, que também é uma oportunidade para que as pessoas possam saber que aqui no município há produtos bons e de qualidade”, garantiu a agricultora.

Os produtos produzidos pelos agricultores do bairro do Curuçambá são alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, garantindo a saúde do agricultor e do consumir que leva à sua mesa alimentos saudáveis e de qualidade, além de preservar também o meio ambiente.  

O ônibus do varejão está passando por reforma e retorna as atividades em agosto.