Prefeito sanciona lei do Dia Municipal do Batedor de Açaí

16/08/2022 14h28 - Atualizada em 16/08/2022 19h04
Secom

Foi sancionada pela Câmara Municipal de Ananindeua a Lei nº 3.263/22, instituindo o dia 11/10 como o Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí, passando a integrar o calendário oficial de eventos do município. A lei foi criada visando fortalecer, apoiar e incentivar o trabalho dos mais de 2 mil batedores artesanais que existe em Ananindeua. 

Os batedores contam também com a Casa do Açaí, espaço onde são qualificados com as boas práticas na manipulação do produto. Além dos batedores, que já possuem ponto comercial, a Casa do Açaí atende os produtores e pessoas que desejam ingressar no ramo. 

O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal de Saúde), foi lançado em julho de 2021 e já realizou inúmeros cursos teóricos e práticos para os profissionais sobre todo o processo de produção do fruto, gestão financeira e orientações sobre a publicidade e propaganda do negócio.

Após a qualificação e inspeção da Vigilância sanitária, os batedores recebem o selo “Açaí Bom Que Só”, garantindo a qualidade dos produtos comercializados, ganhando mais credibilidade no mercado.  

A Casa do Açaí fica localizada na Avenida Zacarias de Assunção, Centro, Ananindeua, ao lado do prédio anexo à Câmara Municipal.