Dia do Feirante tem comemoração especial no Mercado Central de Ananindeua

25/08/2022 13h43
Secom


Hoje, 24 de Agosto, é o dia do profissional que comercializa frutas, verduras, legumes, aves, alimentos, mas também diversos produtos, como móveis, acessórios de celular, entre outros artigos nas feiras livres. E em Ananindeua o Dia do Feirante teve comemoração tripla na manhã desta quinta-feira, 25, no Mercado Central. Junto com os profissionais, foi comemorado também os 50 anos do espaço e o aniversário do prefeito Dr. Daniel Santos, que ganhou inúmeras homenagens e um café da manhã. 

“Parabéns a este prefeito incansável, que está diariamente na rua trabalhando. Nós feirantes não temos do que de reclamar, pois essa gestão tem nos ajudado muito, dando suporte para a realização do nosso trabalho”, comentou Olival Caldas, um dos primeiros feirantes do Mercado Central de Ananindeua, que trabalha há trinta e sete anos na venda de refeição.

Desde o início da semana que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vem realizando ações voltadas para a beleza e cuidados aos vendedores em diversas feiras e mercados do município, atendendo mais de mil profissionais da área. 

“Eu quero parabenizar vocês que trabalham nesse mercado e nas demais feiras do município todo dia, tiram o sustento da sua família, criam seus filhos com o fruto desse trabalho. A nossa gestão quer sempre fazer o melhor para o próximo e assim seguimos trabalhando. Essa proximidade da gestão com os feirantes, se depender de mim, sempre vai existir”, finalizou o Prefeito Dr. Daniel, que também agradeceu pelo carinho e mensagens de felicitações.

Na ocasião, foi comemorado os 50 anos do Mercado, fundado em 1972, como o primeiro mercado público do município, onde já circularam inúmeras pessoas, mercadorias e histórias que fazem parte de Ananindeua. Entre essas pessoas, estão os feirantes Maria Oliveira M. Gomes, Olival Caldas, Vanilda S. Garcia, Marivaldo A. R. dos Santos, Ademar da S. Brasil e Cassiano A. de Oliveira, que são os trabalhadores mais antigos do local e receberam da prefeitura um diploma de homenagem.  

Atualmente, Ananindeua conta com cerca de 2.500 feirantes. E a data alusiva a esses profissionais é comemorada nacionalmente. Foi criada em referência à primeira feira livre, que surgiu na cidade de São Paulo em 1914.