Prefeitura realiza 3º Fórum de Economia em Ananindeua

30/08/2022 00h59

Orientar e qualificar foram os principais objetivos do 3º Fórum de Economia do Açaí, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), nesta segunda-feira, 29, na Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA). O evento reuniu mais de 100 batedores de açaí, que buscam apoio da prefeitura para comercializar produtos de qualidade.

Uma das participantes, dona Rosenira Miranda, está no ramo há mais de 42 anos, comemorou o incentivo promovido pela Sedec. "Estamos recebendo muitos incentivos da prefeitura, o acompanhamento até receber o selo de qualidade. Depois de muito tempo de luta, receber o selo é uma conquista. Todos os cursos que estamos fazendo muda nosso trabalho. E agradeço por todas as conquistas que tenho alcançado depois de participar desse trabalho da prefeitura”.

"Produzimos o açaí no modo tradicional e também na medida certa, para algumas pessoas isso é um diferencial. Exportamos para alguns Estados nosso produto. A prefeitura está fazendo algo diferente abraçando os batedores artesanais e os formalizando, isso facilita o processo da produção do açaí fazendo gerar renda e economia. A prefeitura oferecendo oportunidades para essa cadeia, colabora para que o município desenvolva, gerando mais empregos. Temos agora no nosso município a casa do Açaí onde estimula o trabalho dos nossos produtores, batedores e todos que trabalham com o açaí”, falou Alberto Vilar, produtor e exportador do açaí na medida certa.

Durante o evento, os batedores conheceram sobre a importância econômica do açaí, como o produto é utilizado pelo turismo e como gera empregos e renda, além de oferecer novas áreas de trabalho com o produto para os comerciantes.

O prefeito de Ananindeua Dr. Daniel Santos destacou o comprometimento da gestão em gerar renda e emprego para a população. “Temos uma cidade que olha para o futuro e sendo assim, temos um comprometimento de gerar renda e emprego para os cidadãos. Nosso trabalho é incentivar, somos uma das cinco prefeituras em ter a nota máxima do tesouro nacional, fazemos curso de capacitação, abrimos a casa do açaí que estimula novos pontos, instituímos o selo, incentivamos as boas práticas na produção do açaí, temos que padronizar esse trabalho. Estamos com ações voltadas para o incentivo da economia, fazer com que cada um possa ter o seu negócio, crescer e gerar emprego e a prefeitura possa subsidiar todo esse apoio”, destacou.

Os batedores e produtores de açaí contam com uma Casa especifica onde são qualificados, orientados, passando por um processo até receberem o Selo “Açaí Bom Que Só”, que indica a população de Ananindeua que naquele lugar tem um batedor que é qualificado. que garante que o produto comercializado é de qualidade.

“A casa do açaí vem para capacitar o batedor do açaí, para quem quer diversificar o uso do açaí. Capacitando os batedores para conseguir não somente na safra conseguir uma renda, mas na entressafra ter essa renda também”, comentou Ivelane Catarini, secretária da Sedec.

Com Colaboração de Wellen Oliveira - Estagiária da Comunicação PMA