Primeira Expo Agro de Ananindeua reúne segmentos agrícolas

10/09/2022 10h53
Secom

A Prefeitura de Ananindeua realizou nesta sexta-feira, 09, seu 1° Expo Agro, onde reuniu além dos mais diversos segmentos agrícolas, da pesca e aquicultura, artesanato, produtores de açaí todos do próprio município. O evento aconteceu no Parque Seringal e durou o dia todo, com apresentações culturais e espaços kids. 

A exposição foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e como 40% do município são formados por área rural, totalizando mais de 600 famílias, que trabalham com a agricultura familiar, fomentar a economia rural de Ananindeua foi um dos principais objetivos do evento. Outra meta é auxiliar na comercialização dando visibilidade aos produtos da agricultura e demais empreendedores, promover o desenvolvimento sustentável por meio de novas tecnologias e inovação do setor, fortalecendo o vínculo institucional e empresarial no município. 

"É muito importante para o município nosso evento, pois são mais de 600 famílias da agricultura familiar, então é um projeto onde a gente vem mostrar o que Ananindeua produz. Produzimos nas 9 ilhas, no Curuçambá, no Aurá, no Quilombo do Abacatal. E o trabalho da Sedec não só mostra, mas fazer todo o acompanhamento com esses produtores, oferecendo a eles também diversos cursos de qualificação para que a população tenha produtos de qualidade e de preço acessível", enfatizou a secretária de desenvolvimento econômico, Ivelane Neves. 

"Com a nossa Expo Agro, a gente espera estar fomentando os pequenos empreendedores para que possamos gerar cada vez mais emprego e renda para o nosso município", completou o prefeito Dr. Daniel Santos. 

A 1a. Expo Agro Ananindeua teve 56 expositores, segmentados em 4 setores: Agricultura (galinha, suíno, abelhas, canteiro hortaliças e floricultura, licor artesanal, beiju, biscoito, chocolate artesanal, etc.), pesca e aquicultura (venda de pescados e mariscos, e exposição de peixe vivo), empresarial (insumos, maquinários e artesanato), institucional (Instituição de ensino superior, órgãos federais e municipais de extensão rural, associações, federações e sindicato rurais).

"Participando de eventos como esses, ganhamos mais conhecimentos, espaços para mostra nossos produtos, nossas vendas aumentam", destacou Maria Madalena, que trabalha com plantas ornamentais. 

O evento contou com os parceiros empresariais do Shopping do Açaizeiro, Norte Máquinas, Benagro PET Center, Toca Paletes, PET Center Snoopy, Tahnity e Cosméticos, e Stand de capacitações. 

A Paula Catarine, proprietária do Açaí Três Corações também participou do Expo mostrando todo os seus produtos no stand da Casa do Açaí. 

"Estamos felicidades em estar expondo nosso trabalho no Expo Agro que é um evento muito importante para fomentar a economia do município, estamos representando a Casa do Açaí porque fomos o primeiro empreendimento a receber o selo 'Açai Bom Que Só', isso é muito importante para nós, que incentiva os demais comerciantes a trabalharem com qualidade". 

A programação da exposição contou também com: tanque de peixe vivo com suporte da equipe técnica para informações sobre criação em cativeiro; aquarismo com suporte da equipe técnica prestando informações de como ter um aquário; maquetes de projetos de piscicultura (criação de peixes); Plantação de hortaliças com suporte da equipe técnica para o cultivo de hortaliças orgânicas; floricultura com suporte da equipe técnica para o cultivo de plantas ornamentais; projeto piloto de compostagem, que consiste em recolher das feiras e mercados do município os resíduos orgânicos, transformando em adubos para as hortas da agricultura familiar; projeto hidropônico com suporte da equipe técnica; apicultura com acompanhamento da equipe técnica; Escola do Chocolate; biblioteca rural; Mulheres do Campo; agricultura urbana; feira segura; pão artesanal; produtos do Quilombo do Abacatal; produtos das ilhas de Ananindeua ; assistência técnica e gerencial (ATEG); galinha caipira, com suporte da equipe técnica para criação, engorda e abate; suínos, com suporte da equipe técnica para criação, engorda e abate; vendas de biscoitos artesanais; vendas de Hortifruti (agricultores do Aurá); vendas de flores, hortaliças, pescado, camarão e caranguejo.