Varejão Móvel garante alimentação saudável nos bairros
Secom
Entende-se por alimentos orgânicos aqueles produtos produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, desta forma respeitando o meio ambiente, a saúde do agricultor, e do consumidor que leva à sua mesa alimentos de mais qualidade e saudáveis.
Com este objetivo, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), disponibiliza aos sábados o Varejão Móvel, ação que prestigia os agricultores do município, já que 40% do município são constituídos de área rural, com a agricultura sendo o principal ramo de trabalho dos munícipes.
Neste sábado (04), o Varejão Móvel esteve no Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, levando aos moradores a oferta de alimentos orgânicos por um preço acessível, além da Feira do Pescado Natalino. É importante ressaltar que a iniciativa é pioneira no estado e está sendo realizada através de um ônibus doado por uma empresa privada, e que foi adaptado para ser utilizado como feira, facilitando a logística para acessibilidade em diversos pontos do município.
Para a contadora, Heloisa Souza, 25 anos, ter comida orgânica na mesa é muito importante. “Essa iniciativa é muito boa, ainda mais agora que muitos alimentos têm produtos químicos e agrotóxicos isso afeta muito o organismo das pessoas. A gente consegue vê que as pessoas estão ficando doente por causa disso e o produto orgânico traz essa possibilidade de ter produtos naturais e de se ter uma vida mais saudável”, afirmou.
Ainda segundo Heloisa, a iniciativa da Prefeitura de levar os bairros do município o Varejão é algo muito bom. “Eu fiquei muito feliz com esse serviço, pois esse ônibus aproxima a agricultura orgânica de cada bairro. A gente estava sentindo falta de ter essa alimentação diferenciada perto da gente, já que as feiras que têm ficam muito longe e agora a prefeitura trouxe para mais perto” destacou.
Varejão Móvel se consolida na oferta de produtos orgânicos em Ananindeua
A moradora da Cidade Nova 8, Leila Silva, de 54 anos, sempre procura onde tem a oferta de produtos orgânicos para garantir para a família mais qualidade de vida. “Eu sou a favor do produto orgânico pela questão da nossa saúde e evitar principalmente, que a gente coma muito agrotóxico. Tudo que eu posso comprar de forma saudável para a minha filha eu coloco na mesa e ainda digo para quem puder consumir produto orgânico que consuma. É muito saudável e na qualidade de vida a gente sente uma diferença”, disse a dona de Casa.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ivelane Neves comemora os bons resultados do varejão. “O Varejão é um projeto que nos deixa muito feliz, pois a cada dia a gente percebe que ele vem se consolidando e cada vez mais a população está pedindo o varejão no seu bairro, seja pelas redes sociais da Prefeitura ou em contato com a Secretaria. A gente percebe o quanto o varejão vem beneficiando os moradores de Ananindeua e os também os próprios produtores rurais, já que estamos trabalhando com esses produtores rurais do Curuçambá e de acordo com o levantamento financeiro que já realizamos, percebe-se o quanto isso vem mudando a vida deles de acordo com a venda dos seus produtos”, garantiu a secretária da Sedec.
Através do "Varejão Móvel" os agricultores do município venderão alimentos orgânicos de por um preço acessível. O principal objetivo do projeto é divulgar a agricultura familiar para aumentar o escoamento da produção e dar visibilidade aos produtos produzidos em Ananindeua.