Artesãos de Ananindeua ganharão feira exclusiva

Mais de 150 trabalhadores serão beneficiados com o novo espaço

05/10/2022 08h37 - Atualizada em 05/10/2022 20h37
Secom

Os artesãos de Ananindeua ganharão sua primeira feira, espaço totalmente dedicado ao artesanato do município. A ordem de serviço para a construção do espaço foi assinada na tarde desta terça-feira, 04, pelo Prefeito Dr. Daniel Santos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Ivelane Catarine, coordenadora do projeto. 

Na ocasião, os artesãos conheceram o projeto do espaço, apresentado pela Diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), Niciana Noura, que ficará localizada na Arterial 5A e contará com playground, barracas para exposição do produto, bicicletário, sala de administração, depósito e espaço para carga e descarga de materiais. O espaço beneficiará 158 artesãos que ficarão permanentes no local. A previsão é de que, em seis meses, a Feira seja entregue.

"Temos, hoje, 158 artesãos cadastrados na secretaria, onde já passaram por diversos cursos de qualificação como marca e patente, marketing, entre outros. Os artesãos participando do desenvolvimento do município, gera renda, emprego e todos só tem a ganhar cada vez mais", concluiu a secretária Ivelane. 

A artesã Noadir Silva, que está há 20 anos na profissão, esteve junto com a Secretaria mostrando todas as dificuldades dos artesãos e participou do projeto para criar um espaço para os profissionais. 

"É um sonho sendo realizado poder ter um espaço adequado, com segurança e infraestrutura para que a gente possa trabalhar. É uma luta de muitos anos. Me sinto vitoriosa. Agradeço ao prefeito, a secretária Ivelane por todo investimento para nós". 

O local será coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que já realiza um trabalho dedicado aos profissionais da área, que atualmente estão localizados no 3° piso do Shopping Metrópole. 

Todo o trabalho envolvendo os artesãos visa não só fomentar a economia local e valorização dos profissionais da área, mas também beneficiar os artesões que possuem MEI (Microempreendedor Individual). Além disso, o novo espaço dará a oportunidade para quem tem interesse em aprofundar os conhecidos na área do empreendedorismo. Isso porque, com a nova estrutura, a Prefeitura estará oferecendo cursos voltados para a administração de negócios. 

Artesã há mais de 15 anos, Maria Lilian Segal, comentou sobre todo os auxílios que vem recebendo para alavancar as vendas. "É um privilégio e um sonho pra mim, e para cada artesão, de estarmos em um espaço pensado na gente. Antes trabalhávamos na praça, sem estrutura nenhuma e agora a gestão está nos valorizando. Estamos no shopping e futuramente estaremos em nosso próprio espaço. É uma conquista".

Durante a assinatura da OS, o prefeito Dr. Daniel Santos também falou sobre mais uma obra que será construída pensando no desenvolvimento do município. "Luto para que as pessoas possam tem um espaço na cidade onde possam gerar renda, emprego, onde não precisem mais sair da cidade para prestigiar outros lugares fora. Estou lutando para construir espaços adequados para todos, e futuramente estaremos entregando um lugar para que os artesãos possam trabalhar adequadamente", finalizou.

Outros projetos serão executados na área onde a Feira estará localizada, como a reforma do ginásio do Abacatão, do Terminal Rodoviário e a construção do Polo Criativo. Além da infraestrutura e saneamento das vias entorno.