Festival do Açaí será realizado nesta terça-feira em Ananindeua

10/10/2022 15h47 - Atualizada em 10/10/2022 16h26
Secom

A Prefeitura Municipal de Ananindeua realizará nesta terça-feira (11/10) o 1° Festival do Açaí, em comemoração ao “Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí” do município, que foi instituído pela Lei n° 3.263, em 29 de junho de 2022. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), organizou uma programação especial, que iniciará às 9h e vai até às 14h, no Complexo Esportivo da Cidade Nova 8 (Praça Chiara Lubich).

Quem for ao festival terá a oportunidade de almoçar um açaí de qualidade, que será preparado na hora. Além das indispensáveis farinhas de mandioca e de tapioca, assados de carne, frango, camarão, charque, calabresa, pescados e mariscos. O evento também vai expor outros produtos derivados do açaí, que também serão comercializados, como licor, sorvetes e picolés, biojóias de açaí, cosméticos e a já famosa bebida aromática feita a partir do caroço de açaí. 

Também estarão presentes a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA) e, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental (EMBRAPA), que levarão informações científicas e técnicas sobre os usos do açaí, manejo e produção. 

O batedor artesanal do açaí encontrará ainda empresas que comercializam equipamentos de proteção individual (EPIs), máquinas, filtros, etc.

Equipamentos serão doados aos batedores

Com o objetivo de desenvolver a economia local, além de valorizar e oferecer mais qualidade no produto e trabalho  dos batedores, na ocasião serão entregues 30 tanques de branqueamento para alguns dos batedores artesanais de açaí selecionados pela SEDEC em sua Casa do Açaí. A Casa inclusive estará presente no Festival, orientando os batedores e produtores de açaí, informando como obter o selo de qualidade “Açaí Bom Que Só” e, os cursos disponíveis.

O Festival do Açaí ainda contará com apresentações culturais, música ao vivo e competição de quem come o açaí mais rápido. Então já sabe, amanhã (11/10) no Complexo do 8, esperamos você, seus amigos e familiares para almoçar e comemorar o “Dia do Batedor de Artesanal de Açaí de Ananindeua”. 

Com colaboração de Adrielson Furtado (Sedec)