Prefeitura valoriza artesanato Warao em Ananindeua

19/01/2023 13h53 - Atualizada em 26/01/2023 20h50

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está desenvolvendo o Projeto Perfil Laboral de Artesãs Indígenas Warao, em parceria com o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e o SEBRAE. Em reunião nesta quarta-feira (18), todos os órgãos envolvidos debateram no auditório da Sedec a inserção socioprodutiva do artesanato Warao nos espaços do município.

Em Ananindeua, cerca de dez artesãs Warao produzem colares, brincos e pulseiras feitos de sementes e miçangas, além de cestos, guardanapos, bolsas e redes de fibra de buriti. Essas peças serão expostas junto com as dos demais artesãos de Ananindeua no novo espaço, que contará não só com barracas para a exposições dos produtos das artesãs, terá também playground, bicicletários entre outros. A previsão é de que a Feira do Artesão seja entregue nesse primeiro semestre de 2023 pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, fica localizado na Arterial 5A.

O espaço envolvendo os artesãos visa não só fomentar a economia local e valorização dos profissionais da área, mas também beneficiar os artesões que possuem MEI (Microempreendedor Individual).