Batedores de açaí e bacaba fazem curso de manipulação de alimentos

16/02/2023 11h18 - Atualizada em 16/02/2023 13h09

Nos dias 15 e 16 de fevereiro a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou o curso de boas práticas na manipulação do açaí e da bacaba.

Mais de 30 batedores receberam informações técnicas que foram dividas em duas partes, uma teórica e outra prática, os participantes aprenderam todas as etapas de como entregar um alimento de qualidade, que vai desde despolpar, até as noções de compra e armazenamento do fruto.

Outra etapa de grande importância, segundo a Gerente da Casa do Açaí, Ana Andrade, foram as noções de contaminação cruzada, que consistem quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, ocorre a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento. “É fundamental manter padrões de higiene para evitar a contaminação cruzada nos alimentos. Assim, você preza pela segurança do alimento e pela saúde do consumidor, fidelizando clientes e evitando ter problemas por descuidos na hora do preparo dos alimentos”, ressaltou Ana.

Além também do uso de Equipamentos de Proteção Individual(EPIs), como garantia de proteção aos funcionários, isso possibilita que as tarefas sejam desempenhadas de maneira segura e eficaz, falou-se da importância da técnica de branqueamento, onde os frutos de açaí devem ser submetidos a tratamento térmico com água em temperatura de 80 °C durante dez segundos e, logo após, resfriado em temperatura ambiente.

Após o curso, os participantes que concluíram satisfatoriamente as etapas, irão receber a carteira de Manipulador de Alimentos, estando aptos para comprovar sua capacitação as autoridades sanitárias locais.