Sedec reúne com várias instituições na Embrapa sobre a Rota do Açaí.

17/02/2023 18h31 - Atualizada em 19/02/2023 03h39

A Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico(Sedec), participou na tarde desta quinta-feira, 16, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da reunião de planejamento 2050 de desenvolvimento Local sobre a Rota do açaí.

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais, associados à cadeia produtiva estratégicas, capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pelo Plano Nacional de Desenvolvimento Regional.

As Rotas do açaí promovem a coordenação de ações públicas e privadas, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas, a fim de propiciar a inovação, diferenciação, competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados.

O município de Ananindeua faz parte ativamente do polo Nordeste paraense. Várias instituições de pesquisas e startups fizeram suas considerações sobre os temas que se subdividiam em;
1) Beneficiamento, comercialização, agregação de valor, capital social e governança.
2) Insumo e produção.

O município de Ananindeua continua mostrando através da participação técnica da SEDEC, que agora as discussões sobre a cadeia produtiva do Açaí está em outro patamar.