Casa do Açaí é inaugurada em Ananindeua
Inédita no município, será centro de referência de qualificação dos produtos e batedores de açaí.
Secom
Um espaço onde os produtores e batedores de açaí possam ser qualificados e tenham boas práticas na manipulação do produto. Esses são os principais objetivos da Casa do Açaí, inaugurada na manhã desta terça-feira, 21, pela Prefeitura de Ananindeua. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretarias Municipais de Saúde (Sesau).
“A inauguração da primeira Casa do Açaí em Ananindeua é um marco histórico pra nossa gente, pois começamos aqui uma nova política de valorização do produtor de açaí, valorização do batedor, vamos promover cursos para que a gente possa fazer cada vez mais a capacitação para que eles possam estar atendendo da melhor maneira possível a nossa população, acima de tudo. Vamos criar um selo de boas práticas para que a população possa identificar aqueles estabelecimentos que cumprem todas as normas, que tem um açaí de qualidade”, enfatizou o prefeito Dr. Daniel Santos.
Para o produtor rural de açaí da ilha de Maritubinha, Francisco Elson, o espaço vai proporcionar a eles mais garantia de venda, pois os consumidores terão a certeza de que os batedores são habilitados e o produto de boa qualidade. "Essa casa vai ser muito boa para produzir o açaí e vai ter bastante vendas para nós produtores, porque não tínhamos comprador certo. Agora, já sabemos onde será produzido. Agradecemos muito o dr. Daniel porque não existia essa casa para atender as ilhas também e todos que produzem açaí no município", comentou o produtor.
Lançado em julho, o projeto já realizou cursos teóricos com os produtores e batedores, e agora, com a inauguração, vai realizar as aulas práticas sobre todo o processo de produção do fruto, e assim os produtores poderão comercializar um produto de qualidade, seguindo todas as normas vigentes, contribuindo com a geração de emprego e renda no comércio local.
No município de Ananindeua, há mais de mil batedores artesanais de açaí, que ainda trabalham na informalidade e sem licença da vigilância sanitária e, com a Casa do Açaí, além dos cursos, eles receberão o selo "Açaí Bom Que Só", que após a fiscalização da Vigilância, garantirá a qualidade dos produtos dos comerciantes, tendo maior credibilidade no mercado. Com a certificação, novas unidades de agroindústria serão implantadas.
“Para nós vem trazer mais melhorias, ajudar a nossa mercadoria a ter mais qualidade, ter uma venda mais adequada, ter um lucro melhor. Com a casa do açaí, a gente vai ter um meio melhor de vendas. A gente trabalha e nunca fizemos um curso, eu preciso saber mais sobre o nosso produto. Nunca tivemos essa oportunidade e agora estamos tendo, para nós batedores de açaí é muito importante”, concluiu João Barcelar, batedor de açaí há 14 anos no município.
Além dos batedores, que já possuem ponto comercial, a Casa do Açaí atenderá as pessoas que desejam ingressar no ramo, realizando cursos de gestão financeira, produção do fruto e até orientações sobre a publicidade e propaganda do negócio. E pessoas de outros municípios também poderão realizar cursos na Casa. Os participantes receberão mais um curso para o reproveitamento dos caroços, que depois de um processo adequado, poderão ser utilizados em placas acústicas, bancos, cadeiras e placas de revestimento.
A Casa do Açaí fica localizada na Avenida Zacarias de Assunção, Centro, Ananindeua, ao lado do prédio anexo à Câmara Municipal.