No mês de março, Sedec lança programa voltado para mulheres

02/03/2023 12h22 - Atualizada em 02/03/2023 17h39

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que acabou sendo símbolo das conquistas que as mulheres efetivaram no século XX, em comemoração a esta data, a Prefeitura de Ananindeua através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), lançou uma ação voltada para as mulheres empreendedoras, uma luta histórica que a Sedec vem abraçando para que mulheres tenham suas condições equiparadas às dos homens.

O Microcrédito "Ananin Esperança" é voltado para mulheres empreendedoras de todos os segmentos, que envolve negócios fundados, pensados ou comandados por mulheres, o movimento vai provocar transformações no mercado de trabalho, oxigenando as ideias e agregando em diversidade, além de contribuir para o empoderamento das mulheres.

O programa coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), visa prestar assistência econômica às microempreendedoras de Ananindeua e será dividido em etapas. A primeira, é a inscrição pelo site. Em seguida, a Sedec chamará as classificadas por mês de nascimento, para a assinatura do contrato e liberação de crédito. O pagamento é realizado por Ordem Bancária, e o valor poderá ser sacado na agência Banpará do conjunto Cidade Nova, bairro Coqueiro.

Para participar, a empreendedora precisar ser formalmente Microempreendedora Individual (MEI) e não ter restrições em nenhuma instituição financeira.

O "Ananin Esperança" é um microcrédito de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com taxa de juros de 0,99% ao mês, o mais baixo do mercado. Para efetuar o pagamento, a empreendedora terá dois meses de carência e será dividido em 12 vezes. Se as 11 parcelas forem pagas até o vencimento, a 12.ª será paga pela Prefeitura de Ananindeua.

Para a titular da secretaria Ivelane Catarini, essa microfinança supre as necessidades dessas mulheres, onde a maioria são chefes de família, por meio do processo de massificação de crédito e serviços financeiros, facilitando a atuação e contribuindo com o sucesso do empreendimento, “Muitas empreendedoras de pequeno porte, buscam alternativas de empréstimo que sejam atrativas. Essa procura por exemplo, pode ser impulsionada pela necessidade de dar início a um negócio, investir no crescimento da empresa e quitar dívidas. Esse microcrédito é uma ótima opção no mercado para estes fins, ficamos imensamente felizes, por contribuir com tantas mulheres que lutam diariamente e arduamente por condições de vida melhor, isso melhora a vida delas e contribui com o crescimento do município”, enfatiza Ivelane.