Ananindeua participa da Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2023 divulgando seu potencial turístico

13/06/2023 12h03

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), irá participar da 11ª edição da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2023, a maior feira de Turismo do Norte do país, que será realizada entre os dias 15 e 18 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

O município de Ananindeua é o 2° mais populoso do Estado do Pará, e tem um território estimado de 200 km, composto de uma área rural (Quilombo do Abacatal ao Sul e Região Insular que contém 9 ilhas ao norte, além de sua área urbana.

A atividade turística possui grande potencial em virtude do seu território ter elementos como áreas naturais (floresta, rios e nascentes), comunidades tradicionais, patrimônios históricos, parques e praças, diversos locais gastronômicos, comercio, serviço e meios de hospedagem, que são capazes de oferecer ao turista produtos e serviços para que sua permanência no município seja interessante e agradável.

Ananindeua vem participando da FITA desde o ano de 2021. Neste ano, o município vai se apresentar como um destino turístico que está em processo de envolvimento com o setor privado e a comunidade local. Com destaque para a Rota das Ilhas, que em 2023 através da SEDEC, na sua diretoria de turismo, iniciou a visita monitorada a Ilha de João Pilatos.

Neste passeio ecológico o visitante tem a oportunidade de conhecer esse cotidiano ribeirinho, além de manter o contato com a natureza em seus diferentes estágios de conservação. No caminho da trilha há inúmeras nascentes de águas pluviais que afloram no período chuvoso, permitindo novas experiências e momentos de relaxamento. A região insular de Ananindeua ´é composta de 9 ilhas com inúmeros, rios, furos e igarapés, com vegetação de terra firme e várzea.

A diretoria de turismo vem trabalhando para executar as outras rotas, como por exemplo a Rota Cultural, que permite o visitante conhecer a história e os pontos turísticos de Ananindeua, através de um city tour, que é um passeio turístico de ônibus pelos principais pontos, tem também a Rota dos Balneários que leva o visitante a conhecer as nascentes com suas piscinas naturais.

E a Comunidade Quilombola do Abacatal com a Rota do Abacatal que permitirá conhecer o cotidiano e o Caminho de Pedras  que em meados do século 18 servia de via de aproximadamente 500 metros com meio de largura, que liga a margem do igarapé Uriboquinha a sede da fazenda do Conde Coma de Melo, que consiste no patrimônio histórico cultural mais antigo de Ananindeua, Atualmente a comunidade quilombola resiste ao tempo e tenta preservar seu modo de vida, memória coletiva e cultura, integrado entre o rural e o urbano, o desenvolvimento dessa rota permitirá que o visitante conheça a história de mais de 300 anos de luta e resistência dos quilombolas de Ananindeua.