SEDEC capacita 30 empreendedores no curso de Gestão para pequenos negócios

03/08/2023 19h00 - Atualizada em 04/08/2023 12h26

“Se especializar e se preparar para empreender é fundamental para os empresários que querem começar seus negócios e ter sucesso, a falência de uma empresa nos seus primeiros anos de vida pode prejudicar o empreendedor financeiramente e emocionalmente, impactando sua autoestima e a relação com o mercado”, disse o coordenador da Sala do empreendedor em Ananindeua Cláudio Abreu.

Pensando nos empreendedores do município para que tenha habilidade de gerenciar recursos e processos na sua  própria empresa, por meio de várias ferramentas e conhecimentos, a Secretaria de desenvolvimento realizou o curso "Gestão para pequenos negócios".

Na tarde desta quinta-feira (3), finalizou o curso que teve início no dia 1° e se estendeu por três dias na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto no auditório da SEDEC, localizado na Cidade Nova 2, WE 16, N° 212, o curso “Gestão para pequenos negócios”, foi realizado, essa é uma ação da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) em Parceria com o SEBRAE.

O curso foi feito por diversos profissionais, tanto Microempresários, MEI’s, profissionais dos setores do comércio e prestação de serviços, representantes comerciais, contadores, dirigentes de entidades, gestores de cooperativa e etc.

No curso os participantes aprenderam como administrar um pequeno negócio, contornar situações e adaptar-se rapidamente às mudanças que fazem parte da vida de qualquer empreendedor.

Os seis (6) módulos do curso contemplaram como deveriam compreender o que é administrar, Identificar aspectos essenciais da gestão do seu pequeno negócio, refletir sobre as atitudes de gestão praticadas em seu dia a dia, reconhecer a importância de assumir a responsabilidade pelas próprias decisões, selecionar os fatores de sucesso de um empreendimento, além de estabelecer metas claras para seu negócio e definir ações de gestão para atingi-las.

Para a professora e instrutora do curso "Gestão para pequenos negócios", Ériká Araújo, o principal papel dos gestores é administrar os recursos de forma otimizada, focando sempre o crescimento do empreendimento. Eles também são os responsáveis por inspirar e por orientar os demais colaboradores, servindo de exemplo. “Esses profissionais devem ter uma visão ampla do negócio, transitando bem por todas as áreas”, finalizou Ériká.

A capacitação foi gratuita e visa auxiliar empreendedores, utilizando técnicas para gerir seu negócio.

A qualificação garante certificação.