Neste sábado (12), Torneio incentiva prática de pesca esportiva e preservação de Tucunaré no Rio Maguari

09/08/2023 17h00 - Atualizada em 09/08/2023 17h04

Neste sábado (12), a partir das 7h, a calmaria do Rio Maguari no entorno da cidade de Ananindeua vai dar espaço para um clima de competição e adrenalina. É que acontecerá o 1º Torneio de Pesca Esportiva de Tucunaré, evento promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Sedec – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Mais de 90 inscritos de 13 municípios do Estado virão para a cidade em busca de premiações para os que mais se destacarem na pesca de tucunaré.

“O 1º Torneio de Pesca Esportiva de Tucunaré da Prefeitura conta com premiações em duas categorias. Os três primeiros lugares em cada categoria serão premiados com troféus e assessórios importantes para a prática esportiva como vara de pescar, carretilha e kit de iscas. Mas os prêmios mais disputados contam com prêmios em dinheiro”, informou Ivelane Neves, titular da Sedec.

De acordo com o Regulamento do Torneio quem pescar o maior tucunaré levará troféu e R$ 1.000 reais em dinheiro. E quem fizer a maior quantidade de captura e soltura, ganhará troféu e R$500,00.

O apresentador do Programa “Pura Pesca” do Canal de TV a cabo Fish TV , Eduardo Monteiro, possui mais de 10 anos de experiência em organização de eventos desse tipo e elogia a iniciativa da prefeitura em realizar pela primeira vez um torneio para congregar amantes da pesca esportiva no Rio Maguari.

“O Rio Maguari tem um potencial gigantesco para a prática esportiva, tanto em quantidade quanto em qualidade de peixe. Com esse número de inscritos, o evento já é um sucesso. Além disso, é mais uma oportunidade dentro da Região Metropolitana de os cidadãos terem contato com a natureza desse lugar. Muitos pescadores esportivos buscam isso como válvula de escape para sair do stress do dia a dia e retirar os filhos da frente do celular e da tv”, revelou Eduardo Monteiro.

O Prefeito Doutor Daniel, que também pratica a pesca esportiva há alguns anos, confirmou presença no evento. “Apesar de gostar muito do que a pesca proporciona quanto lazer, é importante ressaltar que o evento vai além do espírito de competição esportiva. Queremos incentivar a preservação dessa região insular do município, de não poluir o rio maguari, de respeitar o tempo de reprodução das espécies e o contato com a natureza. O evento da prefeitura tem impacto direto no ecoturismo sustentável”, reiterou o prefeito.

Tucunaré é ouro na pesca Esportiva

O 1º Torneio de Pesca Esportiva de Ananindeua escolheu o peixe Tucunaré para atiçar o espírito competidor dos participantes. Rafaella Miranda está há 8 anos no ramo da pesca e recentemente garantiu uma marca record na categoria feminina de Pesca Esportiva ao pescar um peixe da espécie Tucunaré Pinima de 71 cm, o maior já encontrado nesse tipo de competição.

“Eu pesco todo final de semana, sou apaixonada pela pesca, todo final de semana estou na água. E eu fui agraciada com a possiblidade encontrar e pescar um tucunaré de 71 cm espécie Pinima. O Tucunaré é a espécie mais buscada pelos pescadores esportivos do mundo, então a gente tem um ouro nessa região.  Tem uma instituição que chama BGFA que faz o registro de recordes de espécies, e eu fui homologada na categoria feminina de tucunaré Pinima como a recordista nacional e estadual”, disse Rafaela, que é formada em química industrial, mas já trabalhou em órgão ambiental e hoje vive da pesca esportiva. “Adoro trabalhar no “mato”, com monitoramento de recursos hídricos, e depois passei a trabalhar no ramo da pesca esportiva, montando projetos, dando consultorias entre outras atividades relacionadas à pesca.

A recordista Estadual e Nacional de Pesca Esportiva de Tucunaré Pinima também concorda que Ananindeua está na rota de turismo de pesca. “Esse recorde veio na hora certa e no momento certo, porque a gente está buscando preservar os Tucunarés de Ananindeua e o recorde vaio pra provar que Ananindeua tem um potencial imenso de ser um polo de turismo de pesca esportiva, é só conservar, não permitir que exista mais matanças, que os caras que vão só pra predar, pra matar o peixe , que não entendem que o peixe vivo vale muito mais que o peixe morto”.

Serviço: 1° Torneio de Pesca Esportiva de Tucunaré de Ananindeua

Dia 12 (Sábado)

Partida: Marina Canto da Ilha. R. Manoel Rosa, 1487 - Curuçambá, Ananindeua.