Feirantes recebem o novo mercado do Icuí

Durante a cerimônia, a Guarda Municipal recebeu oito novas motocicletas 

26/08/2023 08h52 - Atualizada em 26/08/2023 10h07
Secom

“Hoje o sentimento é de gratidão! Nós estamos há mais de 10 anos lá na feirinha e era um lugar muito ruim de trabalhar. Hoje estamos recebendo a belezura desse mercado, estão de parabéns!”, falou Célia Rodrigues, feirante e há mais de 20 anos. De forma emocionada na entrega dos novos espaços e equipamentos do mercado do Icuí, no Dia do Feirante, lembrou que a primeira barraca foi fundada pelos seus pais, na beira da rua, com poucas condições de conservação de alimentos.

O novo mercado tem uma área de 650 metros quadrados, com o investimento de cerca de 1 milhão de reais. As obras de construção da unidade alimentícia foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), em parceria com o governo do Estado.

“Vinha comentando com o governador o quanto os feirantes do Icuí estavam muito felizes aqui! E, com esta recepção, mostra o quanto vocês sonharam em ter um lugar digno para trabalhar e para fazer suas compras. Este mercado iniciou em 2016, são sete anos de fundação, e ele ficou por muito tempo parado pela falta de sensibilidade do governo do estado lá atrás que não olhava com carinho para o nosso município. Digo sempre que nesse momento que a nossa cidade vive, ela é muito fruto dessa parceria que construímos juntos, eu prefeito e o senhor governador”, comemorou o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.  

O espaço e os beneficiados, com o novo local de trabalho, são assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Ao todo, 50 pessoas receberam permissão para atuar no mercado.

Com a reconstrução do local, os vendedores e clientes ganham mais conforto, higiene e segurança. A nova estrutura contém cinco blocos, divididos em 50 box, estrutura em inox, wi-fi, com espaços maiores e setorizados por tipo de produtos - hortifruti, farinha, camarão, caranguejo, lanchonete, restaurante, frango, suíno, açaí e tantos outros. 

Além da entrega do novo espaço de trabalho, os feirantes também receberam mais de 90 equipamentos novos como freezer, balança e expositores de carne. 

O novo mercado do Icuí conta também com estacionamento para carros e motos, área para carga e descarga, banheiros, bicicletário e praça de alimentação. Os sistemas elétrico, hidráulico e de águas pluviais foram modernizados dando mais segurança para quem utiliza os espaços. 

O governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a união entre a Prefeitura e o Estado para beneficiar a população. “Quero festejar aqui, em nome do governo do Pará, a parceria com a Prefeitura de Ananindeua e particularmente também festejar que neste dia, aniversário do prefeito Dr. Daniel, nós possamos estar entregando presentes para a população e para o município de Ananindeua. Esse é um dia muito importante para a cidade de Ananindeua. Nós estamos em parceria, governo do Estado e Prefeitura, entregando o mercado municipal para o bairro do Icuí, junto à política de fortalecimento da atividade aos feirantes com qualificação e equipamentos que permitem com que estes profissionais possam bem trabalhar, bem servir a comunidade local”, concluiu o chefe do executivo estadual. 

Novos veículos para patrulhamento e mais segurança 

A Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCM) recebeu, da da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), oito novas motocicletas para melhorar o patrulhamento das vias na cidade dando mais agilidade nas operações e ocorrências. 

Com as novas doações a Guarda de Ananindeua possui cerca de 18 motociclistas em operação. A Inspetora Renata, Comandante da Guarda Municipal de Ananindeua, falou que o modo patrulhamento, através das motos, consegue dar uma resposta com mais rapidez. “A importância nesse momento com certeza é singular! Pelo trabalho operacional que a Guarda Municipal de Ananindeua tem, e com o compromisso em relação à segurança, entendemos que mais 8 motos vão contribuir no trabalho operacional, dando mais celeridade e agilidade nas ocorrências”, destacou a inspetora.