Ananindeua abre caminho para se tornar a primeira Cidade Inteligente da região Norte

30/08/2023 11h48 - Atualizada em 30/08/2023 12h39
Secom

Ato de Assinatura de Ordem de Serviço do Polo Criativo Digital

“ Este é o primeiro passo. A ideia do Polo é capacitar e desenvolver projetos para dentro do município de Ananindeua em todas as áreas - desde a agricultura do município até área de saneamento básico - mas que sirvam de referência para todo o Brasil.  Queremos incentivar a adoção de medidas tecnológicas para melhorar indicadores em diversas áreas”, disse o Prefeito Doutor Daniel ao discursar na manhã de hoje durante o Ato de Assinatura de Ordem de Serviço para a construção do Polo Criativo Digital, que será o 1º Parque Tecnológico e de Inovação do Norte do país. 

O Prefeito fez questão de ressaltar a importância dessa nova política pública na transformação de uma cidade inteligente, em que Poder Público e Sociedade Civil analisam juntos os problemas atuais e impactos futuros e buscam criar soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida.

O Polo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) que também tem o objetivo de gerar renda e emprego por meio de um ambiente inovador de negócios que reúne estudantes, empreendedores, universidades e empresas da área de tecnologia e afins. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ivelane Catarini, o município ganhará potencial para atrair grandes investidores locais e de fora do estado.

Reprodução simulada do projeto Arquitetônico“O Núcleo de Gestão do Polo Transformador convidará e estimulará empresas privadas, centros de excelência, instituições de pesquisa e universidades a se instalarem no Polo Criativo Digital. O núcleo vai oferecer uma moderna infraestrutura que atenda às necessidades dos parceiros em fomentarem seus negócios”, reiterou a titular da Sedec.

Na ocasião, foi exibido um vídeo com a maquete eletrônica do Polo Criativo Digital. O projeto de execução das obras é da Secretaria Municipal de Saneamento e Infra-estrutura (SESAN) que transformará um espaço obsoleto ao lado do terminal de ônibus, no entorno do ginásio Abacatão. 

“No novo espaço terá auditório, laboratórios, showroons, salas de treinamento e incubadoras de tecnologia. O projeto arquitetônico que a Sesan fez é bem moderno e funcional, para que os jovens que atuem aqui se sintam realmente num ambiente de inovação”, explicou o Secretário de Saneamento e Infraestrutura, Paulo Macedo.

“Com o crescimento e desenvolvimento do município de Ananindeua, a criação do polo transformador vai abraçar uma área da cidade que está em grande expansão e que abriga Universidades do Estado, tendo em sua proximidade shoppings, redes bancárias, residências e que vai agregar ainda mais valores para ao município”, finalizou o Prefeito Doutor Daniel.

Soluções para todas as áreas

Reprodução simulada do projeto ArquitetônicoO Polo Criativo Digital é uma política pública que tem como missão inserir Ananindeua no cenário tecnológico e inovador do estado, região norte, país e mundo. Onde o poder público, a comunidade acadêmica e o setor empresarial trabalharão integrados e cooperados, para desenvolver produtos e processos que tenham impactos positivos e relevantes na vida das pessoas. 

O papel principal é gerar soluções para todas as áreas. Dentro desse ambiente de inovação serão promovidos cursos para desenvolvimento de diversos projetos.  O Polo Criativo Digital vai possuir diversos equipamentos. São laboratórios de informática, robótica, economia criativa, bioeconomia, desenvolvimento de software, incubadoras para startups, entre outros, gerando uma rede de colaboradores com foco para o desenvolvimento de projetos inovadores que vão ajudar nas soluções de problemas dentro do município, do estado e até do país.

Programas e Serviços

Reprodução simulada do projeto ArquitetônicoO Polo Criativo Digital vai gerenciar programas e serviços voltados à melhoria da competitividade do setor de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa, bioeconomia e tecnologias urbanas, buscando a sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida e mobilidade urbana do município. Em seu portfólio ofertará um programa de relacionamento com empresas parceiras que trarão benefícios aos colaboradores das organizações que estão no Polo, em diversas áreas como lazer, educação e saúde.

O polo será gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua (SEDEC), através do Núcleo de Gestão do Polo Criativo Digital (NGTD), que será uma associação civil sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS) pela Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA). 

O Núcleo de Gestão também desenvolverá projetos de capacitação e formação para jovens e profissionais das organizações ligadas ao polo bem como fornecer subsídios para promoção da inclusão social da comunidade do entorno.

O Polo Criativo Digital, em parceria com instituições de ensino superior, ofertará cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software e negócios. As matrizes curriculares serão elaboradas com a participação dos empresários (as) do polo para atender à demanda por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo.

A nível de graduação a ideia é ofertar inicialmente os cursos de Graduação tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Graduação em Ciência da Computação, Graduação em Design e Graduação tecnólogo em Sistemas para Internet.

Os programas de pós-graduações lato e stricto sensu serão elaborados com as instituições de ensino superior levando em consideração os estudos de mercados realizados pelo Núcleo de Gestão do Polo Transformador, para atender a demanda específicas de acordo com os 3 eixos de atuação do polo.

Reprodução simulada do projeto ArquitetônicoOutra inovação do polo será o programa de residência, uma modalidade de ensino que será realizada com instituições de ensino superior de toda parte do mundo. Na residência os alunos são estimulados, por meio de ações práticas, para que estes estejam preparados para desenvolver projetos que solucionem problemas reais do cotidiano das empresas, cidades e sociedade. Em contato direto com problemas o processo de aprendizagem se torna mais rico e com conexão direta com exigências do mercado de trabalho.