Batedores de Acaí participam do primeiro curso de qualificação do projeto Casa do Açaí Ananin
Secom
Pretendendo aumentar a qualidade da produção de açaí, além da valorização profissional, os batedores de açaí participaram do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos que a Prefeitura de Ananindeua ofertou em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Vigilância Sanitária e, faz parte do projeto Casa do Açaí Ananin, iniciativa inédita no município. O curso foi realizado na sede da SEDEC nesta sexta-feira, 03, e contou com a participação de 16 alunos.
Além dos batedores, outros profissionais manipuladores de alimentos também puderam participar do curso, onde adquiriram conhecimentos sobre todos os processos adequados para a manipulação e produção dos alimentos.
"Esse curso foi muito bom para que possamos aprender sobre os processos adequados para oferecer um produto de qualidade aos clientes e ter um ponto padronizado. Só tenho a agradecer ao prefeito por estar oferecendo esse curso para nós batedores", disse Ivo Humberto Santos, batedor há cinco anos.
Leide do Amaral, cozinheira há dois anos, procurou o curso para obter mais qualidade na produção de seus alimentos.
"Esse curso foi excelente, de boa qualidade e ensinamento. Adquiri muito conhecimentos importantes para ser uma excelente profissional e poder oferecer alimentos de qualidade para meus clientes", concluiu.
No município, há mais de 2 mil batedores de açaí e qualifica-los é de extrema necessidade, pois a população terá um alimento de qualidade e segurança, além de beneficiar economicamente esses batedores, que poderão comercializar com preços justos.
“Entre os mais de 2 mil batedores de açaí que temos no município, muitos não são formalizados, não são microempreendedores individual e também, eles possuem a prática do açaí, mas não sabem sobre a segurança alimentar. Então, um dos objetivos da SEDEC é auxiliar esse batedor para que ele tenha essa boa prática, que ele possa ter a competitividade no mercado, porque se ele faz os cursos de boas práticas e os demais necessários que iremos promover ainda, se mantém o ambiente dele higienizado, organizado e de acordo com o protocolo de segurança, ele venderá mais e com um preço justo. A Secretaria procura estar capacitando, neste primeiro momento, a boa prática do açaí e depois com gestão financeira para que ele saiba precificar esse açaí e ter lucro e, nosso objetivo maior é que esses batedores venham adquirir o selo de qualidade, que foi lançado pela prefeitura com apoio da vigilância sanitária”, explicou Ivelane Neves, titular da Sedec.
"Desde o início estamos trabalhando com a valorização profissional e a qualificação, e estamos fazendo a casa do açaí, onde poderemos ter um local adequado para realizarmos a capacitação dos batedores de açaí de Ananindeua. Enquanto isso, nós estamos investindo em cursos e nesta sexta, foi mais um que faz com que eles possam aderir as boas práticas estabelecidas pela vigilância sanitária, e assim possam ser mais valorizados e a população perceber que ela está comprando em um local que segue os processos adequados, gerando aumento nas vendas”, finalizou o prefeito Doutor Daniel.
A Casa do Açaí, que funcionará como centro de referência para os batedores de açaí, terá cursos diários para quem já trabalha e para aqueles que desejarem iniciar nesse ramo. Eles aprenderão como bater o açaí, branquear, gestão financeira, todo o processo necessário para se obter um produto de qualidade e com certificação, atendendo todas as normas vigentes.