"Ananin Esperança" oferece oportunidades de crédito para microempreendedores de Ananindeua

26/02/2024 11h56 - Atualizada em 26/02/2024 14h48

Atendimento do programa Ananin Esperança.Em meio às dificuldades que os microempreendedores individuais (MEIs) de Ananindeua enfrentam diariamente, o Programa "Ananin Esperança" surgiu como uma proposta inovadora com o objetivo de oferecer auxílio financeiro aos MEIs da região, visando estimular o crescimento econômico local.

O programa se destaca pela maneira inclusiva de ajudar financeiramente os microempreendedores individuais que tenham endereço em Ananindeua. É necessário ressaltar que existem requisitos específicos para poder participar. MEIs que já receberam benefícios de programas de crédito do estado, assim como aqueles com faturamento anual acima de R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais), não estão aptos a receber o crédito, assegurando que o crédito seja destinado aos que realmente precisam.

A avaliação para a liberação do financiamento é feita por um banco em parceria técnica com a Prefeitura de Ananindeua e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Esse trabalho conjunto tem como objetivo garantir uma análise imparcial e transparente dos solicitantes, garantindo que o dinheiro seja distribuído de maneira eficaz e de acordo com as regras do programa.

Camila Siqueira, agente de desenvolvimentoCamila Siqueira, agente de Desenvolvimento da SEDEC, diz que o Programa ‘Fundo Ananin Esperança’ é uma linha de crédito direcionada para o microempreendedor individual (MEI) que está iniciando ou expandindo seu negócio. Ele tem como objetivo atender as demandas destinadas tanto para investimento local, quanto para investimento em lojas virtuais e para capital de giro. E por ser uma linha de crédito fixa do município, as inscrições ficam abertas durante todo o ano, proporcionando oportunidade para que o empreendedor faça sua inscrição. "Os contemplados têm acesso a uma taxa de juros de menos de 1%. Portanto, essa linha é importante, pois proporciona ao empreendedor a oportunidade de melhorar seu negócio e contribuir para a economia do município de Ananindeua”.

Para participar do programa, os MEI's interessados devem realizar um cadastro no site da Prefeitura Municipal de Ananindeua, disponível em https://semad.ananindeua.pa.gov.br/esperanca/. Após o cadastro, os MEI's passam por uma análise criteriosa e os selecionados de acordo com os critérios estabelecidos serão convocados pela SEDEC para dar continuidade ao processo.

Durante a convocação, os MEI's devem apresentar uma série de documentos, incluindo o Certificado MEI, comprovantes de pagamento do Simples Nacional, declaração de MEI, entre outros. Esses documentos são fundamentais para verificar a elegibilidade dos candidatos e garantir a transparência do processo.

Um dos aspectos mais inovadores do ANANIN ESPERANÇA é o uso do Aval Solidário como base de garantia do crédito. Isso significa que os MEI's aprovados serão agrupados em grupos de 3 a 5 membros, sendo responsáveis solidários pelos empréstimos contratados pelo grupo. Essa abordagem colaborativa não apenas fortalece a segurança do crédito, mas também promove o espírito de comunidade e apoio mútuo entre os empreendedores locais.

Os MEI's aprovados pelo programa receberão um crédito de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com uma taxa de juros de 0,99% ao mês. O prazo total para pagamento do crédito é de 14 meses, incluindo 2 meses de carência. Além disso, aqueles que realizarem o pagamento de onze parcelas no vencimento receberão um bônus na última prestação, aliviando ainda mais o ônus financeiro.

Para resumir, o Programa “Ananin Esperança” oferece uma chance exclusiva aos microempreendedores individuais do município, dando o auxílio financeiro solicitado para alavancar suas empresas. Com métodos criativos e colaborações estratégicas, o programa mostra um comprometimento da Prefeitura de Ananindeua com o crescimento econômico da região e o suporte aos empreendedores locais.