Prefeitura homenageia mulheres e lança campanha para empreendedoras com financiamento de crédito

No evento, foi lançada a campanha “As várias Faces da Mulher Ananindeuense”.

12/03/2024 13h58

Auditório lotado para o lançamento da campanha “As várias Faces da Mulher Ananindeuense”.Na noite desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria de Desenvolvimento econômico (SEDEC), realizou no auditório da Unama BR, em alusão ao dia internacional das Mulheres e o lançamento da campanha “As várias Faces da Mulher Ananindeuense”.

O Evento que lotou o auditório, visava valorizar as mulheres empreendedores e no momento tiveram duas palestrantes que falaram sobre empreendedorismo e fortalecimento feminino.

Sandra Fagundes, empresária, discutiu sobre as dificuldades de empreender.A empresária Sandra Fagundes, conhecida como Sandrinha Deluxe, foi a primeira a falar com a plateia, ela que participou da palestra de abertura, discutiu sobre as dificuldades de empreender e tudo que precisou enfrentar para conquistar seu espaço e ser hoje um case de sucesso. ”Não foi fácil, enfrentei diversos desafios, sigo sempre muito resiliente, foram anos de muita luta e de abrir mão de muitas coisas, mas empreender é isso, se jogar de olhos fechados em um sonho e dar tudo de si, eu fiz isso, hoje sou uma mulher muito realizada, mas que busco cada vez melhorar e também apoiar outras mulheres, além do que minha rede de apoio é quase que toda do publico feminino”.

Fabricia Caju, analista técnica do Sebrae, empreendedores de Ananindeua vem recebendo apoio da gestão. Fabricia Caju, analista técnica do Sebrae dissertou sobre o empreendedorismo, das inovações e riscos que envolve as criações. “Quando nos qualificamos os riscos passam a ser calculados, estudamos, nos qualificamos para que possamos errar o menos possível, vejo o quanto os empreendedores de Ananindeua vem recebendo apoio da gestão, isto é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento”, disse a analista.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, 50% dos cargos ocupados por mulheres.Dentre as atividades que foram planejadas  o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, e demais autoridades foram até o local prestigiar as exposições dos negócios feitos pelas artesãs e ficaram para apreciar as duas palestras, mas antes o prefeito falou sobre a campanha. “Nossa gestão possui 50% dos cargos ocupados por mulheres, mulheres precisam se sentir representadas e nossa gestão faz questão de valorizar as mulheres”.

Micheli yahagi, corretora de imóveis, quer abrir a feira itinerante de brechó.O público que encheu todas as fileiras do auditório estava encantado com o prestígio recebido, entre os presentes a empreendedora Micheli. Micheli yahagi, 43 anos, corretora de imóveis, foi assistir a palestra através da SEDEC, onde fez alguns cursos e levou a ideia de abrir um movimento de feira itinerante de brechó com empreendedoras do município. Segundo a corretora a ideia surgiu há quatro anos, quando morava em São Paulo e vestia roupas de brechó, viu necessidade, com os filhos e o ex-marido. “As pessoas precisam entender que o brechó oferece moda sustentável”.

Micheli é dona de uma loja e tem também um brechó localizado no Guajará I, a mentora tem a ideia de começar inicialmente a 'Feira Itinerante' com 10 empreendedoras, onde entra, vestuário, gastronomia, bijuteria e artesanato.

Luzinete Fernandes, empreendedora, quer ampliar os negócios.A empreendedora, Luzinete Fernandes, 53 anos, dona de um brechó a cerca de 1 ano, disse que por uma questão financeira precisou abrir o brechó após perder o emprego. "Graças a Deus o negócio está me sustentando e tenho agora a ideia de entrar junto com outras empreendedoras numa 'Feira itinerante de Brechós".

Maria de Nazaré, tem um Box no mercado da independência.Maria de Nazaré, 62 anos, moradora do Parque São José no bairro Centro, tem um Box no mercado da independência há cerca de 23 anos, onde faz costurar em geral. “A vida é um eterno aprendizado e ter um evento voltado para nós mulheres empreendedores é muito importante”.

Antônia Pereira, trabalha com refeições.Antônia Pereira, 63 anos, moradora do Distrito Industrial, trabalha com refeições faz 20 anos. “Sempre trabalhei pros outros, quando fui dispensada abri meu próprio negócio, é tão bom ter um lugar que nos valoriza”.

Maria do Carmo, aguarda um espaço para abrir seu próprio negócio. Maria do Carmo, 58 anos, moradora do Distrito Industrial, passou 10 anos trabalhando no antigo 'mercado do Elo' e agora está aguardando um espaço para abrir seu próprio negócio. “Quero voltar a trabalhar com o que eu vendia, que era sorvete”.

Titular da SEDEC, Ivelane Catarine, quando o empreendedor cresce o município também cresce.Segundo a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ivelane Catarine, a Prefeitura de Ananindeua vem valorizando a mulher empreendedora, e com isso realiza a abertura da campanha 'As Várias Faces da Mulher Ananindeuense', que visa o fortalecimento do mercado de trabalho. “Ser empreendedor hoje no país é um desafio, mas a gestão fortalece com palestras e cursos para os empreendedores, porque quando o empreendedor cresce o município também cresce”, disse Ivelane Catarine.