Sebrae e Feira de Artesanato de Ananindeua promovem palestra “Entre Fios e Fé: Artesanato do Círio”

Artesões trocam ideias sobre alavancar vendas durante Círio de Nazaré

10/09/2024 11h17 - Atualizada em 07/10/2024 12h42
Secom

No mês de agosto, artesãos do Município de Ananindeua tiveram a oportunidade de participar da palestra “Entre Fios e Fé: Artesanato do Círio”, promovida em parceria pelo Sebrae e a Feira do Artesanato de Ananindeua. O evento fez parte de uma série de ações realizadas para apoiar pequenos empreendedores durante uma das maiores festas religiosas do Brasil.

Vera Rodrigues, Sebrae.A palestrante e mentora do Sebrae, Vera Rodrigues, compartilhou suas experiências no setor artesanal, destacando a importância da valorização do trabalho manual durante o Círio. “Desde que comecei a trabalhar com artesanato, sempre vi no Círio uma oportunidade única para os artesãos locais. É o momento onde temos um público enorme, disposto a consumir cultura local, mas também é um período de grande desafio para quem está começando. O Sebrae tem um papel fundamental nesse sentido, de ajudar esses pequenos empreendedores a se estruturarem e prosperarem”, comentou Vera, ressaltando ainda a importância de manter a tradição viva por meio dos produtos artesanais.

Dionice Marques, artesã.Entre os presentes estava Dionice Marques, artesã que trabalha na Feira do Artesanato desde 2021, e que participou atentamente da palestra. “Ouvir a Vera foi inspirador. A experiência que ela trouxe da atuação durante o Círio nos ajuda muito a melhorar. Além disso, essa parceria entre Sebrae e a Prefeitura de Ananindeua é uma grande oportunidade para a gente, que muitas vezes precisa de um empurrão para se formalizar ou buscar mais qualificação”, destacou Dionice, agradecendo a oportunidade de aprender com uma especialista no assunto.

Cristina Ribeiro, responsável pelo Artesanato.Cristina Ribeiro, responsável pela organização da Feira do Artesanato, também reforçou a importância de iniciativas como essa. “O artesão trabalha incansavelmente para melhorar sua arte, preservar a cultura local e, ao mesmo tempo, garantir o sustento de sua família. Palestras como essa são fundamentais para que eles possam se capacitar e entender as oportunidades que o mercado oferece, especialmente em grandes eventos como o Círio de Nazaré. Além disso, elas também fortalecem o vínculo entre os pequenos empreendedores e os consumidores, que passam a valorizar ainda mais o artesanato local. ”

A palestra faz parte de um conjunto de ações que será realizado nos próximos meses para apoiar os pequenos empreendedores de Ananindeua, sempre buscando qualificar e formalizar os negócios locais, ajudando a se tornarem mais competitivos no mercado.