Capacitação fortalece atendimento e impulsiona negócios no Complexo do 8

Parceria entre Prefeitura de Ananindeua e Sebrae leva curso de atendimento ao cliente para empreendedores locais

19/10/2025 16h16 - Atualizada em 19/10/2025 19h55
Secom

Bom atendimento é essencial para qualquer negócio, seja para quem vende, para quem compra ou para quem avalia a qualidade dos serviços prestados.

Thiago Freitas, de 28 anos, é dono de uma hamburgueria no Complexo do 8.Thiago Freitas, de 28 anos, é dono de uma hamburgueria no Complexo do 8, em Ananindeua. Ele dá continuidade ao projeto iniciado pelo pai há mais de dez anos e sabe bem a importância de oferecer um bom atendimento. Para ele, além da qualificação, a tecnologia é uma grande aliada para obter feedbacks e aprimorar a forma de lidar com o público.

“É obrigação buscar qualificação, receber críticas construtivas e reconhecer elogios quando for necessário. Agradeço à Prefeitura de Ananindeua por disponibilizar esse curso, que demonstra o compromisso com o empreendedor local e leva capacitação a quem trabalha diretamente com o público. Um bom atendimento é essencial”, afirmou o jovem empreendedor.

O curso “Capacitação em Atendimento ao Cliente” levou aprendizado e novas técnicas de atendimento aos feirantes do Complexo do 8, espaço que reúne lazer, gastronomia e geração de renda para a população de Ananindeua.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Ananindeua e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Para a instrutora Maíra Amaral, o objetivo do curso e a conscientização dos empreendedores sobre a importância do bom atendimento ao cliente.Segundo a instrutora do Sebrae, Maíra Amaral, o objetivo é conscientizar os empreendedores sobre o impacto do bom atendimento na fidelização dos clientes.

“O curso tem a responsabilidade de mostrar o que faz um cliente voltar a um estabelecimento: qualidade, eficiência e atenção, tanto no atendimento presencial quanto no digital. Uma avaliação negativa pode afastar novos consumidores e prejudicar o negócio. Por isso, a qualificação deve ser prioridade, não só para o dono, mas também para os funcionários”, ressaltou Maíra.