Ananindeua comemora nota máxima do Tesouro Nacional

08/05/2022 22h53

Na semana em que a Lei de Responsabilidade Fiscal completa 22 anos de existência, legislação que criou normas para a gestão fiscal responsável pela União, Estados e Municípios, uma excelente notícia chega ao Pará. O índice Capag (Capacidade de Pagamento) da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia deu nota máxima “A” para a Prefeitura de Ananindeua, que passa agora a ter muito mais credibilidade para obter financiamentos, convênios federais e obter mais empréstimos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais.

O Capag avalia três itens: endividamento, poupança corrente e liquidez. A avaliação foi feita com base nos relatórios de receita e despesa publicados em 2021 no Diário Oficial do Município e são enviados para a Receita Federal e Tesouro Nacional. Devido a essa avaliação e levando em consideração todas as obrigações que estão sendo cumpridas pelo município, incluindo o aumento exponencial na captação de recursos via operação de crédito, contribuiu também para que Ananindeua conquistasse a nota máxima.

Dessa forma o município conseguirá captar novas operações de crédito com ou sem garantia da União. Vale ressaltar que no início da atual administração, em 2021, a nota de Ananindeua era “C”, o que comprometia a captação de recursos junto aos bancos. Mas já no segundo semestre de 2021, o município já alcançou o conceito “B” e agora chega à nota máxima em menos de dois anos de gestão. E por conta da excelente saúde fiscal de Ananindeua, o prefeito Dr. Daniel assinou na última quarta-feira com a Caixa Econômica Federal mais uma operação de crédito de mais de R$100 milhões para investimentos em obras de saneamento e infraestrutura. As áreas contempladas estão em fase de levantamento para o inicio dos projetos e execução dos serviços.

“Ao conquistar a nota máxima A, Ananindeua mostra a responsabilidade que nós temos com a finança pública e a responsabilidade que a gente tem com os recursos do nosso município, que vem dos impostos vem da contribuição de cada um dos moradores. Ananindeua agora tem uma capacidade de pagamento alta e vai ajuda muito na nossa captação de recursos. Isso é resultado de muito trabalho, de muita responsabilidade fiscal, da diminuição que nos fizemos da máquina pública ao longo desse período, lembrando sempre que o que mais importa para cada cidadão é que o recurso seja utilizado lá na ponta, fazendo com que obras chegem mais à nossa cidade”, comemorou o prefeito Dr. Daniel Santos.