Programa Ananindeua Legal realiza sonho de moradores

05/04/2022 11h48
Secom

Com aproximadamente 15 mil títulos entregues desde o início do programa, o Ananindeua Legal segue regularizando imóveis por todo o município. Nas últimas duas semanas, as áreas das Comunidades Falcolândia, na Cidade Nova VIII, e Cristo Rei I e II na Guanabara, receberam os serviços de georreferenciamento. E nesta terça-feira, 05, foi a vez do bairro do Guajará II ser mapeado para que os moradores tenham suas casas regularizadas.  

O georreferenciamento é realizado com drone, que coleta imagens com precisão de centímetros, para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). O uso do drone reduz o tempo de topografia, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos.  Após este levantamento técnico, serão realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis. Todo esse processo dura em média seis meses.

O programa irá regularizar 2500 lotes nas áreas mapeadas nessas semanas, na comunidade Falcolândia são aproximadamente 300 lotes, no Cristo Rei I e II mais de mil lotes e no Guajará II serão 1200. A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis. garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade.

Programa Ananindeua Legal – O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e tem o intuito de transformar o município em referência na Regularização Fundiária Urbana (Reurb), entregando mais de 50 mil títulos até o fim da gestão.

A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis. Isso inclui: garantia de segurança jurídica do imóvel; facilita a obtenção de financiamentos para melhorias; acesso aos serviços públicos da cidade.