3.600  títulos de regularização fundiária são entregues no Aurá

Moradores do Residencial Carlos Marighella esperavam legalizar propriedades há mais de 20 anos

24/10/2021 20h44 - Atualizada em 28/11/2021 23h15

No último sábado, dia 23, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), realizou a maior entrega de título real de propriedade do município, em uma só área. Foram 3.600 famílias moradoras do Residencial Carlos Marighella que receberam o benefício. O evento aconteceu na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Aurá.

“Nossas equipes da Sehab não tem tido sábado, domingo e feriado. Estão todos os dias nas ruas e o resultado disso é que hoje (23) realizamos a maior entrega de títulos pontual aqui no Carlos Marighella, são 3600 famílias que fagora recebem seu título. Tenho certeza que cada morador que está aqui desde o início lembra do dia 14 de fevereiro de 2002, quando resistiram bravamente pra se fixar aqui e hoje a gente pode dar o tão sonhado título para cada um deles. Podendo dizer que agora a sua casa é de fato e de direito”, disse o prefeito doutor Daniel.

A Regularização Fundiária Urbana (REURB)  faz parte do Programa Ananindeua Legal que combate a exclusão e a desigualdade social, assegura o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida da população.

Dona Solange Ataíde, moradora do residencial, há mais de 20 anos esperava pelo título real de propriedade. “É uma satisfação e um dia de festa muito grande para nós recebermos este documento, que vai garantir a legitimidade da posse do nosso terreno. Então esse documento é motivo de orgulho, não só pra mim, mas para todos os 3.600 habitantes do Marighella. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, afirmou dona Solange.

Débora de Fátima se emocionou ao lembrar do passado e comemora a conquista. “Isso aqui é uma vitória pra gente. Eu me emociono porque passamos por muitas dificuldades, não tínhamos apoio de ninguém. Hoje temos nosso título, além da minha rua Antônio Conselheiro ser asfaltada, que era um sonho também. Estou muito feliz, não tenho nem palavras pra expressar o que estou sentindo nesse momento, o meu coração está cheio de alegria e gratidão”.

Outro morador que recebeu o título e se encheu de orgulho por viver esse momento foi o seu Pedro Silva. “Parte da minha vida foi lutando pra ter o título definitivo da minha casa. Estou muito feliz por estar morando aqui dentro, por fazer parte da comunidade e da história do Marighella. Agora eu tenho título definitivo e graças a Deus eu posso bater no peito e dizer que consegui, em nome de Jesus, meu título definitivo de terra”.

Em seu discurso, o prefeito também lembrou que terá uma nova etapa do programa para que todas as famílias possam ir ao cartório e registrar seus imóveis. Todo o processo de regularização, mapeamento, georreferenciamento e topografia, foi feito com verba própria da Prefeitura de Ananindeua.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Alexandre Gomes, o Programa Ananindeua Legal tem a meta de entregar até o fim do ano mais de 13 mil  títulos definitivos de imóveis e até o fim da gestão beneficiar 50 mil famílias com a regularização fundiária (REURB).

Até o momento, o programa já beneficiou mais de 7 mil famílias, contemplando 12 comunidades do município.

Residencial Carlos Marighella

A área já recebeu serviços de pavimentação asfáltica, novo sistema de iluminação em LED, reforma de creche e atualmente a qualificação da UPA pelo Ministério Público. De acordo com o prefeito, em janeiro será lançado o novo programa para a reforma de casas das famílias que vivem em vulnerabilidade social.

“Em janeiro vamos lançar o programa que vai poder ajudar as pessoas a reformar suas casas, dando mais dignidade para elas. E isso é fruto do nosso compromisso com cada cidadão de Ananindeua e da parceria que temos com os governos estadual e federal”, disse o prefeito doutor Daniel.