Moradores do Nova Zelândia recebem 542 títulos de propriedade

05/01/2022 17h02 - Atualizada em 11/01/2022 09h39
Secom

Cerimônia de entrega dos documentos fez parte das comemorações pelo aniversário de 78 anos de Ananindeua

Ainda como parte das comemorações pelo aniversário de 78 anos do município, a Prefeitura de Ananindeua (PMA) entregou, no final da noite desta segunda-feira (03),  542 títulos de propriedade a moradores da comunidade Nova Zelândia, que agora passa a ser um loteamento regularizado, no bairro de Jaderlândia. A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu na praça localizada na passagem São Luís e contou com a participação de centenas de moradores, além do prefeito municipal, Doutor Daniel Santos; de secretários municipais; da deputada estadual Nilse Pinheiro; do ex-prefeito Manoel Pioneiro; de vereadores e lideranças comunitárias. 
Segundo o secretário municipal de Habitação, Alexandre Gomes, o ato desta segunda-feira dá continuidade às ações do Programa Ananindeua Legal, que objetiva, ao longo de quatro anos, entregar 50 mil títulos de propriedade em diversas áreas do município. Até agora já foram disponibilizados para a população cerca de 11 mil documentos. “Hoje, esses moradores recebem o título real de propriedade com contrato de doação, e, a partir disso, poderão ir ao cartório e regularizar a situação do seu imóvel, que deixa de ser do município e passa a ser de cada um”, detalhou. 
A dona de casa Itaíles Baraúna da Silva, de 49 anos, vive com o marido e uma neta há quase 20 anos no loteamento. Ela acredita que o título de posse vai melhorar a vida da comunidade como um todo. “Quando a gente não tem o documento, não pode comprovar que essa é a nossa residência, o que é muito difícil. Com esse título de posse, a realidade agora é outra, além de podermos receber as melhorias oferecidas pelo município”, comemorou. 
A mesma felicidade sentiu a técnica em enfermagem Antônia Monteiro, de 40 anos de idade. Casada e mãe de três filhos, ela também mora no loteamento há cerca de 20 anos e tudo o que possui foi construído no local. “Com esses títulos, a nossa área vai ser mais valorizada e poderemos receber mais recursos para a comunidade, o que, sem dúvida, é muito bom para nós. Estou muito feliz e agradeço à Secretaria Municipal de Habitação e ao prefeito, doutor Daniel, que está realizando esse trabalho tão importante”, frisou. 
O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou a alegria por poder entregar diversas obras e serviços à população de Ananindeua neste aniversário de 78 anos. “São tantas coisas que nós tivemos que montar uma programação de 15 dias. Hoje, de modo especial, é muito gratificante poder entregar os títulos de posse para vocês que vivem na comunidade Nova Zelândia, porque esse título representa o direito de cada um de vocês sobre os imóveis. Nós vamos continuar trabalhando nesse ritmo para melhorar a vida de cada um”, ressaltou o gestor, anunciando que, ainda neste trimestre, a PMA vai dar início à pavimentação de todas as ruas que ainda não receberam esse serviço no Nova Zelândia. 
Programa Ananindeua Legal– O Ananindeua Legal é um programa de regularização fundiária urbana que tem como meta atingir, até 2024, a marca de 50 mil títulos entregues num só município. Em 2021, já foram entregues 10.480 mil títulos entregues em 15 loteamentos ou conjuntos residenciais ( Correios,Ocupação do V, Jardim Lago Azul, Jardim Cidadania, Quadra Cidade Nova 6, Campo Maguari, Elo Perdido, Arterial V, Malvinas, Vila Nascimento, Açude Maguari, Oziel Pereira, Carlos Mariguella, Daniel Reis, Guanabara).