Prefeitura de Ananindeua entrega mais 3,2 mil títulos de propriedade

08/01/2022 15h38 - Atualizada em 08/01/2022 17h01
Secom

O ano de 2022 começou com festa para os moradores do Loteamento Nova Esperança, no bairro do Coqueiro. Na manhã deste sábado (8), 3.253 títulos de propriedade foram entregues pela Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) à comunidade, que há décadas aguardava pelo benefício. O Prefeito Doutor Daniel Santos comandou o ato, que ocorreu às proximidades da rotatória da Cidade Nova 8, e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, deputados estaduais, federais e líderes comunitários. 

O pedreiro Rosivaldo Pereira, 63 anos, mora no Nova Esperança há 20 anos. Pai de um casal de filhos, ele disse que agora se sente, de fato, dono da propriedade em que vive com a família. “Esse ato tem uma importância muito grande para todos nós, moradores do Nova Esperança, pois, sem a ajuda do poder público, a gente não conseguiria esse direito. Estou muito satisfeito e feliz pelo trabalho excelente que a Prefeitura de Ananindeua vem realizando”, frisou. 

O Prefeito Doutor Daniel Santos ressaltou o empenho da PMA na realização do programa de regularização fundiária Ananindeua Legal, que, com a entrega dos títulos deste sábado (8), chegou à marca de aproximadamente 15 mil títulos de propriedade distribuídos por toda cidade. “Gostaria de dar um presente à comunidade do Nova Esperança, que foi bastante engajada nesse processo de regularização fundiária. Nós vamos pagar ao cartório a taxa que cada um pagaria para transferir o título, de maneira definitiva, para o nome de vocês. É a nossa forma de dizer muito obrigado pela parceria e confiança no nosso trabalho. Em breve, também vamos trazer a iluminação de Led para a comunidade”, anunciou. 

O secretário municipal de Habitação, Alexandre Gomes, lembrou que o objetivo da PMA é entregar 50 mil títulos de propriedade até o final desta gestão, meta que está sendo buscada com rigor e celeridade. “Este, sem dúvida, foi um dos locais com maior adesão ao programa Ananindeua Legal e, por isso, hoje, estamos fazendo esta festa tão bonita. O que estamos realizando em Ananindeua é algo inédito, pois poucas cidades neste País têm uma programa de regularização fundiária tão ambicioso quanto o nosso. Estamos tirando as comunidades da informalidade e garantindo segurança e benefícios, de maneira organizada e legal”, pontuou. 

A dona de casa e ex-feirante Raimunda Pantoja, 70 anos, fez questão de comemorar a novidade. Mãe de três filhos, ela vive com o esposo há mais de 30 anos no Loteamento Nova Esperança. “Eu comprei o meu terreno, construí a minha casa e hoje me sinto coroada com esse documento, pois agora sou a dona de fato do lugar onde eu vivo e sei que vou poder deixar como herança para os meus filhos e netos. Estou muito feliz”, contou.  

A entrega dos títulos de propriedade deste sábado (8) fez parte das comemorações pelo aniversário de Ananindeua, transcorrido na última segunda-feira (3). Até o próximo dia 15, haverá diversas inaugurações de obras, implantações de serviços e anúncios de novas ações por toda cidade.

A entrega dos títulos de propriedade do Loteamento Nova Esperança soma-se à realizada na última segunda-feira (3), no Loteamento Nova Zelândia, e totaliza, apenas em 2022, o quantitativo de 3.795 títulos regularizados. Desde o início da atual gestão, já são 14.275 títulos de propriedade entregues.