Crianças celebram o “Dia da Árvore” no Museu Parque Seringal

Atividades lúdicas e educacionais aproxima crianças da importância da preservação ambiental.

21/09/2023 14h54 - Atualizada em 21/09/2023 16h49

Alunos chegando no parque Na manhã desta quinta-feira (21), alunos da E.M.E.F União e Fraternidade se reuniram no Parque Museu Seringal para celebrar o "Dia da Árvore" com uma série de atividades educacionais promovidas pela Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). O evento buscou conscientizar as crianças sobre a importância das árvores na preservação do meio ambiente. Ainda em alusão ao “Dia da Árvore”, várias escolas do município estiveram no Parque para desenvolver atividades ambientais.

Francisca Barbosa (Engenheira do Seringal) e Luciana Castro (Gerente do Parque)

A Gerente do Museu Parque Seringal, Luciana Castro, falou um pouco sobre as atividades no parque. “Neste dia da árvore, nós estamos recebendo várias escolas, inclusive do município de Castanhal para a realização de trilhas guiadas, visitação ao memorial, também o uso do espaço para as atividades que as escolas estão realizando com suas turmas e professores sobre a temática do dia da árvore”, disse Luciana Castro.

Uzias Leite desenvolvendo atividades com crianças.

Sobre a importância do evento no Museu Parque Seringal, o Educador Ambiental da SEMA, Uzias Leite, explicou. “Plantar árvores é extremamente importante para a saúde do planeta, para a qualidade de vida das pessoas e para a conservação dos ecossistemas naturais. Preservando as florestas, certamente teremos a conservação da natureza. Para a manutenção dos serviços ambientais e para garantir a qualidade de vida das futuras gerações, é necessário adotar práticas sustentáveis e conscientes, como: o reflorestamento, a proteção de áreas protegidas e o combate à exploração ilegal”, enfatizou Uzias.

Secretário da SEMA, Bitoti, plantando mudas de seringueiras com as crianças.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Roberto da Costa (Bitoti), pontuou a importância do trabalho que a SEMA desenvolve com as crianças. “Vivemos um momento onde a preservação da natureza está em pauta todos os dias. E esse momento é crucial para formar futuros protetores do nosso meio ambiente. As crianças que estão aqui no parque, hoje, tem o poder de mudar nosso município e o mundo”, falou Bitoti.

A programação do evento, que ocorreu das 8h às 12h, incluiu uma trilha ecológica, onde as crianças puderam explorar a diversidade da flora local e aprender sobre os ecossistemas que dependem das árvores. Em seguida, os jovens participaram de uma sessão de plantio de mudas de seringueiras, colocando em prática a mensagem de que cada árvore plantada é um passo em direção a um ambiente mais saudável.

Brincadeiras lúdicas em volta da árvore

Uma visita técnica ao viveiro, permitiu que as crianças conhecessem o processo de cultivo de mudas, e a importância da conservação das espécies locais. Além disso, atividades artísticas estimularam a criatividade das crianças, com pinturas de desenhos e colagem de recursos florestais com o tema da importância das árvores.

Dinâmicas de percepção ambiental com o tema “folhas" ajudaram os jovens a compreenderem a vital importância da folhagem das árvores, não apenas para a fotossíntese, mas também para a qualidade do ar e a proteção do solo. Para manter a diversão em alta, brincadeiras ambientais sobre árvores foram organizadas, ensinando lições valiosas de forma lúdica.

Crianças realizando atividades

O evento no Parque Seringal não apenas promoveu a conscientização sobre a conservação das árvores, mas também inspirou os pequenos jovens a se tornarem defensores ativos do meio ambiente. Esta atividade proporcionou uma experiência educativa e divertida, que deixará nas crianças uma impressão duradoura da grande importância das árvores para o nosso planeta.

O "Dia da Árvore", comemorado esta manhã, é um lembrete de que todos podemos fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente, começando pelo plantio de árvores e promovendo uma conexão mais profunda com a natureza. A SEMA e o Parque Seringal estão empenhados em continuar a educar e inspirar as crianças e os jovens a construir um futuro mais verde e sustentável para o município e para o planeta.