SEMA realiza XIX Semana do Meio Ambiente

A programação é gratuita e será realizada de 05 a 09 de junho em vários locais do município, com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com o nosso planeta.

27/05/2024 12h39 - Atualizada em 28/05/2024 11h56

O objetivo de ensinar educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la.

Vivemos um momento ímpar ao discutir eventos climáticos extremos no mundo. Atualmente, o planeta tem enfrentado graves problemas decorrentes de mudanças climáticas, desmatamento, queimadas, destruição da biodiversidade, poluição, etc. No Brasil, estamos acompanhando os problemas enfrentados pelo estado do Rio Grande do Sul (RS) devido às intensas chuvas que ocorreram no final de abril e início de maio, provocando uma grande enchente na região.

Falar sobre práticas sustentáveis, redução da emissão de dióxido de carbono e o que podemos fazer para contribuir para amenizar e reduzir os impactos que causamos no planeta são de extrema importância, principalmente às vésperas da COP 30, um grande evento mundial sobre mudanças climáticas que ocorrerá no Pará em 2025.

As práticas ambientais são de extrema importância para a sustentabilidade, pois visam garantir o equilíbrio entre as atividades humanas e a preservação do meio ambiente. A adoção de práticas ambientais sustentáveis também pode trazer benefícios econômicos, sociais e de saúde, como a redução de custos com recursos naturais e energia, a geração de empregos verdes, o combate às mudanças climáticas, a melhoria da qualidade do ar e da água, e o fortalecimento da resiliência das comunidades diante de desastres naturais. Nesse sentido, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), estará realizando no período de 05 a 09 de junho de 2024 a XIX Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Práticas ambientais para um município mais sustentável”.

Confira a programação:

05/06 - Quarta-feira

Ação Ambiental Dia do Meio Ambiente

Mostra de vídeo ambiental; oficina com materiais reutilizáveis; atividade de percepção ambiental; desenhos e pinturas ambientais; exposições de recursos materiais da fauna e flora amazônica; exposição de registros fotográficos do programa “Diálogos Sustentáveis Ananin” (SEMA); plantio de mudas de ananin e distribuição de plantas ornamentais.

Local: Parque Cultural Vila Maguary

06/06 - Quinta-feira

Ação de Educação Ambiental

Oficina com materiais reutilizáveis; desenhos e pinturas ambientais; vídeos ecológicos; exposições de recursos materiais da fauna e flora amazônica; plantio de mudas de árvores frutíferas e florestais e distribuição de mudas de plantas ornamentais.

Local: Bosque Marajoara (Conjunto Júlia Seffer)

07/06 - Sexta-feira

Ação de Educação Ambiental

Atividades de educação ambiental; exposições de ações ecológicas de escolas e comunidades do município; brincadeiras com brinquedos de materiais reutilizáveis; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; plantio de seringueiras e apresentação cultural.

Local: Museu Parque Seringal

09/06 - Domingo

Apresentação teatral sobre os cuidados com o meio ambiente

Local: Cineteatro do Parque Cultural Vila Maguary

Período: 05 a 09 de junho

Mostra de vídeos ambientais

Local: Cineteatro do Parque Cultural Vila Maguary

Período: 05 a 09 de junho

Mostra de fotos do programa “Diálogos Sustentáveis Ananin” (SEMA)

Local: Galeria de arte do Parque Cultural Vila Maguary

Semana do meio ambiente

Do dia 1º ao dia 05 de junho, é comemorada a “Semana Nacional do Meio Ambiente”, semana também da comemoração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que é 05 de junho. A semana do meio ambiente foi instituída em todo território nacional pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Já, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, na Suécia e tem como objetivo chamar a atenção das pessoas, em todo o mundo, para as questões e problemas ambientais, para as ações do homem que podem impactar negativamente na biodiversidade, para a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.

APOIO: Parque Cultural Vila Maguary; SECULT; SESDS; Geamaz; Unifamaz; UFPA; Instituto Ananin; Cooptpa; RBJB e Regional Norte.