SEMA realiza programação da Semana do Meio Ambiente no Museu Parque Seringal

Conscientização sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e o contato com a natureza foram os objetivos da programação realizada no Seringal

07/06/2024 16h25 - Atualizada em 07/06/2024 17h58

Exposição de produtos artesanais e plantas da região amazônica. “Eu não estou gostando, eu estou amando!”, foi o que disse Maria Eliza, de 8 anos, sobre a programação de educação ambiental realizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), na manhã desta sexta-feira (07), no Museu Parque Seringal.

“Eu acho que isso daqui é muito bom para nós crianças. A natureza é muito boa, e podemos fazer muitas coisas aqui, como conhecer as árvores e plantas. Acho super legal estar na natureza”, falou com muita alegria Maria Eliza, uma das muitas estudantes da educação infantil municipal que participaram da programação do Parque Seringal.

Joseli Ribeiro e Maria Eliza (Avó e neta).Joseli Ribeiro, 65 anos, avó de Maria Eliza, enfatizou a importância deste tipo de atividade de educação ambiental para as crianças.

“É importante para as crianças, tanto das escolas municipais quanto das particulares, participarem das atividades ambientais que o Parque Seringal está realizando aqui hoje. Acho que estar aqui e aprender como preservar e cuidar do nosso meio ambiente é uma lição que todos temos que aprender desde pequenos”, ressaltou Joseli, que também participa das atividades do projeto “Bem-Estar e Mais Saúde na Terceira Idade” do Parque Seringal.

As atividades ambientais da manhã desta sexta-feira incluíram exposições de ações ecológicas de escolas e comunidades do município; brincadeiras com brinquedos de materiais reutilizáveis; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; plantio de seringueiras e apresentações culturais.

Ângela Rosário e a pequena Débora. Ângela Rosário, gestora de uma das Unidades Educacionais Infantil presentes no Seringal, afirmou que o trabalho de educação ambiental vem sendo desenvolvido com as crianças desde maio e o encerramento dessas atividades culminou na ação da SEMA.

“Nossa escola trabalhou durante os meses de maio e junho na temática do meio ambiente com várias ações voltadas para a preservação e a importância da água. Recebemos o convite do Seringal e da Guarda Ambiental para participar deste evento e trouxemos a nossa comunidade escolar para prestigiar os trabalhos e as atividades das crianças juntamente com as famílias. Esse momento de família-escola é muito importante para que possamos estreitar os laços e trabalhar ainda mais efetivamente para que essas crianças possam ser os adultos preservadores da natureza no futuro”, afirmou Ângela.

Francisca Barbosa, direto do Parque Seringal ensinando as várias espécies de mudas cultivadas no parque.A diretora do Museu Parque Seringal, Francisca Barbosa, destacou a ação da semana do meio ambiente no local e a importância do espaço ecológico para a população de Ananindeua.

“A semana do meio ambiente tem como objetivo envolver a comunidade escolar, moradores e visitantes em atividades de educação ambiental, visando conscientizá-los sobre a importância da preservação do ambiente. O museu possui uma grande diversidade de flora, com destaque para as seringueiras, que têm importância histórica. Além disso, são realizados projetos de bem-estar e saúde, especialmente voltados para idosos. Aqui todos podem usufruir de atividades ao ar livre, o que é muito importante para nossa saúde”, explicou Francisca.

Ainda segundo a diretora do parque, as programações realizadas no local são uma oportunidade para, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, vivenciar uma experiência agradável de bem-estar e o contato com a natureza.

Secretário da SEMA, Tauany Vieira, falou sobre as atividades ocorridas na programação ambiental no Seringal.

Tauany Vieira, secretário de meio ambiente de Ananindeua.“Hoje, no Parque Seringal, estamos vivenciando mais um dos momentos da semana do meio ambiente. No evento de hoje tivemos a apresentação cultural do grupo da terceira idade, formado por moradores das proximidades do parque. Além disso, tivemos uma ação de coleta de resíduos recicláveis em parceria com a cooperativa COOTPA e a limpeza das ruas ao redor do parque, em colaboração com o Grupo de Trabalho Ambiental do município”, falou Tauany.

Ainda segundo o secretário, um dos pontos importantes do dia, foi o retorno do playground das crianças no Parque Seringal. O playground foi completamente revitalizado e inaugurado hoje. Ele ainda ressaltou que todo o material e serviço necessários para a revitalização foram doados por empresas parceiras.

A programação da Semana do Meio Ambiente ainda não terminou, confira abaixo a programa para participar. Todos os eventos são gratuitos para a população.

Aluno da educação infantil municipal.09/06 - Domingo

Apresentação teatral sobre os cuidados com o meio ambiente

Local: Teatro do Parque Cultural Vila Maguary

Período: 05 a 09 de junho