Inovação digital chegou nas escolas municipais

05/04/2022 19h47

Na manhã desta terça-feira,05, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED) reuniu gestores e secretários das escolas municipais para capacitação do sistema Ananin Digital.

Rosânia do  Socorro Garcia Campestrini, gestora da Escola Monte Sião, no bairro do Icuí, adorou a iniciativa. “Essa ferramenta vai ajudar muito, ontem mesmo tive que fazer todo o trâmite das demandas da escola presencialmente, às vezes, é uma pendência pequena mas que precisa de deslocamento e custo de combustível. Agora poderei fazer tudo automaticamente pelo sistema, inclusive o envio da folha de pagamento. O Ananin Digital vai trazer economia de despesas, diminuição de prazos, vai dar celeridade ao nosso trabalho e ainda vai ajudar o meio ambiente com a economia de papel”, afirma.

O treinamento do sistema também empolgou a gestora Joice Guimaraes da Escola Santa Margarida. “Aproveitei as orientações para acessar o sistema na hora e já tirar todas as dúvidas. Ele vai ajudar muito na parte administrativa da escola, como a entrada de documentação que antes era feita por protocolo. Com essa plataforma ganharemos tempo e acredito que essa maravilha veio para somar. Estou super feliz e descobrindo muitas coisas legais que vão facilitar a nossa vida”, afirma.

Na educação, o sistema vai ajudar a comunicação entre secretaria, escola, professor e aluno. “O sistema está ajudando o trabalho interno da secretaria. Já sabemos onde está o processo, fazemos o acompanhamento e damos seguimento a solução das demandas. Hoje com a formação das 88 unidades de ensino no Ananin Digital, vamos expandir o acesso e facilitar a comunicação na educação”. declara a professora Leila Freire, secretária da SEMED

O Sistema Ananin Digital, implantado no município em fevereiro deste ano, veio para otimizar os processos de trabalho da administração pública e desburocratizar o acesso dos cidadãos. “O governo digital, que é o que estamos trabalhando, produz uma gestão mais eficaz e conectada com o cidadão,  proporcionando uma melhor comunicação interna e externamente, reduzindo gastos públicos além possibilitar a transparência da administração. Somente em dois meses foram gerados mais de 35 mil documentos eletrônicos, economizando cerca de 197 mil impressões", afirma o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos.