Ananindeua é destaque nacional em Encontro de Gestores

29/04/2022 10h51 - Atualizada em 29/04/2022 17h10
Secom

A valorização e o desenvolvimento do conhecimento do servidor público de Ananindeua foi exemplo de inovação em gestão no Encontro Rede Juntos da Comunitas, canal que une gestores públicos, especialistas e lideranças do Brasil com a finalidade de discutir soluções para a administração pública. O encontro aconteceu na última, quinta-feira, 28 de abril, para tratar de assuntos relacionados às Escolas de Governo.

A Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), unidade administrativa da Secretaria Municipal de Administração (Semad), apresentou aos gestores de todo o país o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Servidor, FUNDESPA, que é uma solução inovadora para captar e prover recursos exclusivos para o desenvolvimento e realização de ações voltadas à capacitação e aprimoramento do servidor. 

“A gestão de Ananindeua possui como eixo uma gestão comprometida com a excelência e o compromisso com as pessoas, entende que um servidor com conhecimento técnico e motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente laboral, trabalhando de forma eficaz e, principalmente, com respeito ao cidadão”, afirmou o secretário de administração, Thiago Matos,  explicando o principal mote para a criação de um fundo com provimentos exclusivos e voltados ao desenvolvimento do servidor. 

Os recursos do FUNDESPA são deliberados por um Conselho Gestor e poderão ser oriundos de 5% das inscrições de concursos públicos, consignados, doações de instituições públicas e privadas, parcerias, convênios e rendimentos de suas aplicações. Garantido pela lei municipal 3.167/21 que instituiu o fundo, todo o dinheiro captado deverá ser investido diretamente no aprimoramento da gestão pública, na qualificação dos servidores e aquisição de materiais relacionados à política de capacitação.

“Quanta inovação vocês estão fazendo! Há muitos anos não via tantas ações inovadoras e inspiradoras em um lugar só”, afirma Lucas Silva Ambrozio, analista de políticas públicas em gestão governamental, de São Paulo. 

Helena Marcon, gestora pública na Prefeitura de São Vicente, em SP, parabenizou a apresentação e se interessou em dividir a inovação: “Parabéns pela iniciativa e apresentações! Como recursos são sempre um desafio para ações de capacitação, gostaria de saber se poderiam compartilhar a lei do Fundo de Desenvolvimento do Servidor de Ananindeua?”, perguntou.

Para o prefeito do município, Dr. Daniel Santos, “valorizar e desenvolver o conhecimento do servidor em prol da gestão é investir na qualidade do serviço prestado ao cidadão de Ananindeua. A criação do FUNDESPA nos permite, não somente pensar e planejar capacitações e ações, mas também ter pernas ou mecanismo financeiro para executar o que fora pensado com carinho para o servidor”, afirmou.